SEÇÕES

TAS confirma rescisão de Daniel Alves e determina indenização ao Pumas

A decisão do TAS transfere a obrigação de pagamento, que inicialmente caberia ao clube segundo a Fifa em 2024, diretamente a Daniel Alves.

Daniel Alves não terá direito aos salários restantes até o fim do contrato | Foto: Reprodução Instagram
Siga-nos no

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu reverter a sentença anterior da Fifa e deu ganho de causa ao clube mexicano Pumas no caso envolvendo Daniel Alves. A corte reconheceu que a rescisão contratual por justa causa feita pelo clube é válida e determinou que o ex-jogador deverá indenizar a equipe.

De acordo com comunicado do Pumas, a decisão do TAS transfere a obrigação de pagamento, que inicialmente caberia ao clube segundo a Fifa em 2024, diretamente a Daniel Alves. Assim, o lateral terá que ressarcir o time pelos prejuízos causados, embora o valor da indenização não tenha sido divulgado. O término do vínculo ocorreu em janeiro de 2023, após a prisão do jogador na Espanha.

Além de arcar com a compensação financeira, Daniel Alves não terá direito aos salários restantes até o fim do contrato, como havia sido definido em primeira instância pela Fifa. A rescisão foi motivada pela investigação sobre uma denúncia de crime sexual ocorrida em dezembro de 2022, durante a estadia do atleta no México.

Daniel Alves foi julgado pela acusação de abuso sexual. (Foto: Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images)

Carreira no futebol

O ex-lateral anunciou oficialmente sua aposentadoria em 2023, após a curta passagem pelo futebol mexicano. Ao longo da carreira, Daniel Alves conquistou 41 títulos, incluindo três Champions League, e atuou por clubes como Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, PSG e São Paulo. O jogador também integrou oito vezes o time do ano da Fifa, destacando-se por suas performances.

A acusação de abuso sexual foi feita por uma mulher em Barcelona, no final de 2022. Posteriormente, a Câmara de Apelações do Tribunal de Justiça da Catalunha absolveu o atleta, alegando que os depoimentos coletados eram insuficientes para contrariar a presunção de inocência de Daniel Alves.

No entanto, o TAS avaliou novamente o caso e concluiu que, mesmo com imagens das conversas registradas pelas câmeras de segurança da boate, não havia elementos suficientes para descredibilizar o relato da vítima sobre penetração não consentida. O tribunal apontou também que o primeiro trecho do depoimento da mulher não correspondia integralmente às gravações analisadas.

Confira a nota emitida pelo Pumas

O Club Universidad Nacional, AC, informa que em 1º de setembro de 2025, foi notificado da sentença arbitral proferida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no contexto da disputa contratual entre o Clube e o jogador Daniel Alves Da Silva.

O TAS decidiu a favor do Clube, revogando a decisão de 15 de maio de 2024 proferida pela Câmara de Resolução de Disputas da FIFA e proferindo nova decisão na qual, além de confirmar a validade da rescisão por justa causa do Clube, condenou o Sr. Alves ao pagamento de quantia superior à fixada pela FIFA, a título de indenização pelos danos causados a esta instituição.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também