Neste domingo (08), o queniano Kelvin Kiptum, de apenas 23 anos, se tornou o novo recordista mundial da maratona masculina. O novo astro do esporte mundial percorreu a prova de Chicago com o tempo de 2h00min35s, menos de um ano após fazer sua estreia.
A maratona é, tradicionalmente, uma prova para atletas experientes, que demanda uma preparação muscular e um treinamento de ritmo de corrida de muitos anos. O feito inédito de Kelvin é impressionante não só por ele melhorar em 34 segundos o antigo recorde, mas também porque ele fez isso aos 23 anos.
A sua estreia nas competições, na Maratona de Valência (Espanha), o queniano alcançou impressionantes 2h01min53s, então terceiro mais rápido da história, e, de longe, a melhor estreia de um maratonista. A segunda disputa do corredor foi em Londres. Ele venceu com o tempo de 2h01min25s, se tornando o segundo melhor de todos os tempos.
Desta vez, Kelvin Kiptum colocou mais de um minuto sobre o antigo recorde londrino, de Kipchoge, aumentando a expectativa sobre um recorde no outono do hemisfério norte.
Na disputa para tê-lo no fiel, quem levou a melhor foi a Maratona de Chicago, que o escalou como estrela da prova de hoje. E Kiptum não decepcionou. Venceu com 2h00min35s, depois de um sprint incrível no fim, e demonstrando que tinha gás para fazer mais.