No ano em que o Palmeiras celebra seus 110 anos de história, o clube ganhou um torcedor muito especial: Evair da Guia, um carismático porquinho da raça Mini porco que já é famoso na vizinhança e chama a atenção por onde passa.
Evair, que tem apenas cinco meses, foi adotado por Leandro, um palmeirense fanático, que decidiu trazer o mascote do clube para ajudar um colega de trabalho com deficiência visual em sua loja de colchões. "Sou palmeirense de coração e, como contratei um deficiente visual que também é fanático pelo Palmeiras, pensei: 'Por que não um porco-guia ao invés de um cão?'. O porco é o nosso mascote, então fui atrás de um mini porco, já que os grandes podem chegar a 300kg. Esse vai alcançar, no máximo, 45kg, o que já é bastante (risos)", contou Leandro.
O nome do porquinho, claro, é uma homenagem a dois ídolos do Palmeiras: Evair e Ademir da Guia. Leandro, descendente de italianos, guarda na memória o título do Campeonato Paulista de 1993, que encerrou um jejum de 16 anos sem troféus e fez de Evair seu grande ídolo. Ademir, por sua vez, é considerado o maior jogador da história do Palmeiras, com mais de 900 jogos, 155 gols e 12 títulos.
"O Palmeiras sempre foi nossa paixão. Desde criança, eu ia ao Parque Antártica. Toda a minha família é palmeirense. Essa idolatria me motivou a adotar o porquinho. Ele é um bichinho extraordinário, adorável e muito amigável", relatou Leandro.
No entanto, Evair da Guia herdou o temperamento agitado do técnico Abel Ferreira. Assim como o treinador à beira do campo, o porquinho não para um minuto, explorando a espaçosa casa de Leandro em busca de algo para comer.
No quarto do dono, quem manda é Evair. O cômodo está cheio de brinquedos, muitos deles porcos de pelúcia, incluindo um personalizado com seu próprio rosto. E, na hora de dormir, Leandro divide a cama com seu inseparável companheiro.
Leandro, de 45 anos, costuma passear com o pet por São Paulo, apesar de morar em um reduto de corintianos. Evair faz sucesso nas ruas do bairro Arthur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, mas é ainda mais tietado quando atravessa a cidade. Ele e Leandro frequentam shoppings e a porta do Allianz Parque, onde causam furor antes dos jogos, com muitos pedindo para tirar fotos ou gravar vídeos do porquinho.
"Ele faz um grande sucesso, parece uma celebridade. É a atração onde vai e abre sorrisos em pessoas de qualquer idade e gênero. É uma coisa inusitada. Pouca gente conhece um animal assim, parece que ele é de outro planeta. Até torcedores de outros times querem tirar fotos com ele", disse Leandro.
Evair da Guia também já teve a oportunidade de viver momentos dentro da casa palmeirense. Ele fez o tour do Allianz Parque e assistiu a duas partidas nas arquibancadas, ambas com vitórias do Palmeiras: 2 a 1 contra o Red Bull Bragantino e 2 a 0 contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro de 2024. O porquinho, além de carismático, parece ser pé quente!