O Palmeiras visita o Fortaleza nesta quarta-feira, na Arena Castelão, em partida decisiva pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto de volta está marcado para as 19h (de Brasília), com o Verdão tentando confirmar a vaga às quartas de final da competição.
Esta será a quinta vez que Palmeiras e Ceará se enfrentam em confrontos eliminatórios pela Copa do Brasil. A vantagem histórica é alviverde: o Verdão avançou em 1997, 1998 e 2020 – ano em que foi campeão sob o comando de Abel Ferreira. A única classificação do Vozão ocorreu em 1994, graças ao critério do gol fora. No total, os clubes já se enfrentaram 33 vezes, com 19 vitórias do Palmeiras, 10 empates e quatro triunfos cearenses. O último duelo entre eles foi em 2022, com vitória do time paulista por 2 a 1, no próprio Castelão.
Como chega o Palmeiras
Na atual edição da Copa do Brasil, o Palmeiras estreou diretamente na terceira fase por estar disputando a Libertadores. A equipe vinha de uma sequência de sete vitórias consecutivas, mas acabou derrotada pelo Bahia no último domingo, por 1 a 0, e perdeu a liderança do Brasileirão, caindo para a segunda posição com 13 pontos.
Para o jogo desta quarta, o técnico Abel Ferreira pode realizar mudanças no time titular devido ao desgaste físico do elenco. Raphael Veiga e Mayke são dúvidas, pois ainda estão em fase de transição física. Murilo, apesar de relacionado, também preocupa. Marcos Rocha segue com um cronograma individualizado, enquanto Micael (entorse) e Bruno Rodrigues (recuperação pós-cirurgia) estão fora. A provável escalação do Verdão tem: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Benedetti (ou Murilo) e Piquerez; Richard Ríos, Lucas Evangelista e Maurício; Estêvão, Vitor Roque e Paulinho.
Já o Ceará chega embalado após eliminar o Sergipe e o Confiança nas fases anteriores. No Campeonato Brasileiro, ocupa atualmente a nona colocação com oito pontos, e vem de um empate por 1 a 1 contra o São Paulo, também jogando na Arena Castelão.