Hugo Calderano conhece seu potencial. Nesta quarta-feira (31), o número 6 do ranking mundial ignorou a pressão da torcida e venceu o francês Alexis Lebrun de virada, por 4 sets a 1, com parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3 e 11/6. Assim, avançou às quartas de final das Olimpíadas de Paris e igualou a melhor campanha do tênis de mesa brasileiro nos Jogos, que ele próprio alcançou em Tóquio 2020. Além disso, manteve uma escrita contra Lebrun, vencendo todos os três confrontos entre eles.
Calderano entrou em uma Arena Paris Sul inflamada pela torcida francesa, que vibrou intensamente com a classificação de Félix Lebrun, irmão de Alexis, em um jogo anterior. O brasileiro pareceu sentir o peso das oitavas de final no início do primeiro set, mas logo se recuperou e dominou a partida, conseguindo uma vitória tranquila e a classificação para as quartas.
Outra boa notícia para Calderano foi a queda do chinês Wang Chuqin, número 1 do mundo, que foi superado pelo sueco Truls Moregard, 26º do ranking, nas oitavas de final. Chuqin estaria no caminho do brasileiro caso ambos avançassem às semifinais.
No início do jogo, sacando, Calderano cometeu erros e permitiu que Alexis Lebrun, 16º do mundo, abrisse 6 a 1 no placar. Confiante, o francês aumentou a agressividade e administrou bem a vantagem no primeiro set, fechando rapidamente em 11 a 3.
O mau desempenho no começo do jogo não abalou a confiança do brasileiro. Na segunda parcial, Calderano voltou mais agressivo e apostou nas trocas de bola. Assim, abriu vantagem e começou a vibrar mais, o que ajudou a reduzir a pressão da torcida francesa. A vitória de Hugo no set veio com um placar de 11 a 5.
Jogo equilibrado
Lebrun marcou os primeiros dois pontos da terceira parcial, mas Calderano logo equilibrou as ações. Resistindo às investidas do francês, eficiente nos ataques e forçando erros, o brasileiro logo ampliou a diferença no marcador. Assim, triunfou por 11 a 6 (com uma paralela espetacular no fim) e abriu 2 a 1 na partida.
Atrás no placar, Lebrun aumentou a intensidade nas comemorações para tentar retomar o ânimo e trazer a torcida para o jogo. Funcionou no início do quarto set, mas parou por aí. Com uma sequência de oito pontos, Calderano fechou a parcial em 11 a 3, mostrando a tranquilidade de quem conhece o próprio potencial.
No quinto set, Hugo abriu vantagem e chegou a 8 a 4, mas Lebrun reagiu e encostou no placar, ganhando o apoio da torcida na Arena Paris Sul. O brasileiro então pediu tempo. A pausa foi essencial, e a vitória veio por 11 a 8, garantindo a classificação verde e amarela!