Hugo Calderano conquistou o ouro no Pan de Santiago. O mesa-tenista venceu pela terceira vez consecutiva, sendo um dos principais nomes da modalidade. A vitória foi contra o cubano, Andy Pereira, por 4 a 0 (11/3; 11/8; 11/5 e 11/4). Hugo subiu no lugar mais alto do pódio em 2015 em Guadalajara, México e 2019 em Lima, no Peru.
No primeiro set, Hugo impôs seu ritmo e não deu chance para o seu adversário, vencendo por 11 a 3 e abriu 1 a 0. Já no segundo set, o Andy melhorou e fez jogo duro, mas o brasileiro venceu novamente, conseguindo uma boa vantagem. Com 2 a 0 no placar, Hugo tem mais tranquilidade para poder fazer o seu jogo e vencer o ouro novamente.
“Acho que fiz uma partida muito boa, principalmente no saque recepção. Acho que já dominei o jogo ali. Ele não conseguiu receber o meu saque o jogo inteiro. Variei bastante os efeitos, o lugar também do saque. O saque também é um ponto forte dele, mas acho que consegui resolver muito bem, recebi muito bem, fui agressivo desde o início. Consegui vencer com certa tranquilidade, mas isso tudo foi por causa de uma preparação incrível”, disse Hugo Calderano.
O feito de Hugo é inédito, superando outro mesa-tenista Hugo Hoyama que foi bicampeão Pan-Americano em 1991 e 1995. Atuando como dupla, o Andy Pereira, ao lado de Jorge Campos, superou o brasileiro e Victor Ishiy, quando estavam nas duplas simples. Hugo Calderano, com a final, conquistou a vaga para Paris, sendo um dos favoritos para conquistar medalhas.