Sarah Menezes, a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica para o judô brasileiro, retorna ao maior evento esportivo mundial, agora como treinadora da equipe feminina de judô nos Jogos Paris 2024. Aos 34 anos, Sarah compartilhou suas impressões sobre essa nova etapa de sua carreira.
Experiência
"Quando cheguei aqui e vi o ginásio com as cores do Brasil, me deu aquela sensação gostosa de viver esse ambiente dos Jogos, claro, agora numa função diferente. Como treinadora, tento passar o que eu vivi para as atletas, para que elas encarem tudo com muita serenidade. Até porque assim eu era como atleta, uma pessoa muito confiante e tranquila”, comentou Sarah após o primeiro treinamento da equipe em Paris, realizado no clube SGS Judo, localizado no bairro de Sainte Geneviève de Bois.
Dupla missão
Além de sua nova função, Sarah também se equilibra entre a vida profissional e pessoal. Mãe de Nina, de 3 anos, que está em Paris com o pai, o ex-atleta olímpico francês Loïc Pietri, Sarah reflete sobre os anos em que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos e sobre a evolução do suporte oferecido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Lembranças
“Em Pequim 2008, os atletas já começavam a ter um maior apoio, toda uma estrutura por trás, por parte do COB. E, de lá para cá, só evoluiu, em todos os sentidos”, destacou Sarah, que prefere não pressionar a filha a seguir seus passos. “A gente sabe que vida de atleta não é fácil, então vou deixar que ela escolha. Ela vai sentir, experimentar, se por acaso ela decidir por esse caminho, estarei por perto para ajudá-la”.
Trabalho
Neste fim de semana, seis judocas participaram do primeiro treinamento em Paris. O restante da equipe, composta por mais sete atletas, chegaram à capital francesa na próxima segunda-feira, dia 22. As competições de judô estão programadas para começar no sábado, dia 27 de julho, um dia após a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.