Após quase 20 dias de treinos em Troyes e Paris, a equipe feminina de ginástica artística do Brasil finalmente teve contato com a arena de competição dos Jogos Olímpicos de 2024. Em Bercy, o grupo exibiu collants novos e Rebeca Andrade apresentou uma novidade no solo, executando um Sem Mãos Tsukahara Esticado, um elemento de alto grau de complexidade. A ginástica artística do Brasil começa a competir em Paris no sábado, 27, com as classificatórias masculinas, e as classificatórias femininas serão no domingo, 28.
Treinador
"Hoje foi o primeiro treino em Bercy, apesar de já termos competido aqui em Copas do Mundo. Estamos nos adaptando a este horário da noite, mas acredito que passamos bem. Elas puderam sentir os aparelhos. Se for tudo muito perfeito, a gente fica preocupado que relaxem. Essa é a hora de sentir o aparelho. Todos esses ajustes são feitos agora. Ficamos satisfeitos com o que conseguimos fazer até o último aparelho", disse o técnico Chico Porath.
Trabalho
A equipe feminina iniciou as rotações da subdivisão 5 pelo salto sobre a mesa, com grande expectativa sobre a possibilidade de Rebeca Andrade executar o Triplo Twist Yurchenko, salto inédito que pode ser batizado com o sobrenome da brasileira caso seja executado em uma competição oficial. Mais cedo, a Federação Internacional de Ginástica divulgou a inscrição de Rebeca, indicando 6.0 na nota de dificuldade.
Expectativa
"Fizemos a inscrição, mas basicamente foi uma parte burocrática de preenchimento de formulário. Ainda tem esse primeiro contato com o aparelho. Hoje, a Rebeca conseguiu aquecer bem, sentiu o peso do elemento, mas vamos ter um processo longo pela frente. Temos as classificatórias e as possíveis finais para, por último, pensar nessa cereja do bolo", comentou Chico.
Complexidade
Rebeca executou com facilidade outros saltos de alta complexidade, como Cheng e Amanar, os mesmos que apresentou na conquista do ouro olímpico em Tóquio 2020. No entanto, ela se absteve de tentar o Triplo Twist Yurchenko. Nos demais aparelhos, a equipe brasileira testou as séries sem maiores novidades ou incidentes.
Pódio
O treinamento de pódio na ginástica artística é uma espécie de ensaio geral, sendo o único realizado na arena de competição. Cada equipe treina nos mesmos horários em que competirá e apresenta suas provas previstas, ajustando-se à dinâmica e ao ambiente.
Programação completa nos horários de Brasília.
27/7
6h - Classificatória masculino - Subdivisão 1
10h30 - Classificatória masculino - Subdivisão 2
15h - Classificatória masculino - Subdivisão 3
28/7
4h30 - Classificatória feminino - Subdivisão 1
6h40 - Classificatória feminino - Subdivisão 2
9h50 - Classificatória feminino - Subdivisão 3
13h - Classificatória feminino - Subdivisão 4
16h10 - Classificatória feminino - Subdivisão 5
29/7
12h30 - Competição por equipes masculina - Final
30/7
13h15 - Competição por equipes feminina - Final
31/7
12h30 - Individual geral masculino - Final
1/8
13h15 - Individual geral feminino - Final
3/8
10h30 - Solo masculino - Final
11h20 - Salto feminino - Final
12h10 - Cavalo com alças masculino - Final
4/8
10h - Argolas masculino - Final
10h40 - Barras assimétricas feminino - Final
11h25 - Salto masculino - Final
5/8
6h45 - Barras paralelas masculino - Final
7h36 - Barra de equilíbrio feminino - Final