O atleta Fernando Reis, do levantamento de peso, foi flagrado no exame antidoping nas vésperas dos jogos Olímpicos de Tóquio. A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBPL) informou na sexta que ele esta fora da competição.
A CBLP apurou que ele fez uso de uma substância, um hormônio do crescimento (enquadrado na lista de substâncias proibidas, no grupo S2, de hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos).
O hormônio é introduzido no organismo de forma injetável. Pelo uso, Fernando pode receber uma punição de até quatro anos de afastamento.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou, através de nota, que “foi informado pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem [ABCD] da suspensão provisória do atleta de levantamento de pesos Fernando Reis”.
Esta não é a primeira vez que Fernando Reis se vê envolvido num episódio de doping. Em 2011, ele testou positivo para a substância metilhexanamina. Nas Olimpíadas do Rio-2016, ele terminou em quinto lugar.
O advogado do atleta disse à Agência Brasil que "Estamos falando aqui de um dos atletas mais testados para doping no mundo. Só nos últimos meses, ele fez mais de dez exames, todos sem problema nenhum. Será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida".