Cerca de 90% dos atletas nacionais que disputarão a Olimpíada de Tóquio já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação é do diretor de Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Jorge Bichara.
A imunização dos atletas ocorreu graças a uma pareceria entre o COB, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os ministérios da Saúde, da Defesa e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional do Esporte.
A bagagem da delegação brasileira terá quase 70 mil máscaras, sendo 65 mil delas descartáveis, 2.400 do tipo N95 e 2.400 máscaras Knit; 12 mil sapatilhas de TNT, conhecidas como propés; 400 litros de álcool em gel; 250 jalecos descartáveis; e 6 mil testes de Covid, afirmou o dirigente.
Medidas sanitárias
Bichara acrescentou que a preocupação sanitária permanecerá em detalhes, como o desfile, que precisa de protocolos rigorosos para evitar aglomeração. Os atletas ficarão hospedados preferencialmente em quartos individuais, ou, quando em duplas, almoçarão juntos e andarão lado a lado no mesmo transporte, para diminuir os contatos e facilitar o controle do contato próximo, em caso de testagem positiva para a Covid-19.
Ao todo, os Jogos Olímpicos de Tóquio vão reunir pouco mais de 11 mil (11.090) atletas de 206 países, que disputarão 33 esportes, que se subdividem em 50 modalidades. O Brasil estará presente em 35 modalidades ou disciplinas.
Segundo Bichara, a meta da delegação brasileira é conquistar um lugar no pódio em pelos dez modalidades diferentes. Em 2016, quando o Rio de Janeiro sediou a competição, o País conseguiu 19 medalhas, em 12 modalidades, conquistando a 13ª colocação no quadro geral (melhor desempenho da história nacional). (Fonte: Agência Câmara de Notícias)