A Seleção Brasileira parece cada vez mais distante dos seus dias de glória, que não são poucos, mas além da dificuldade em se reencontrar, a sorte também aparenta ter abandonado a maior seleção do futebol. O histórico de cortes por lesão nas convocações recentes só cresce, e apenas na 'Era Dorival', são 9 baixas em 3 convocações.
O primeiro jogador a ser cortado por lesão após ser convocado à Seleção Brasileira por Dorival foi o goleiro Ederson. Em seguida, o zagueiro Marquinhos e o atacante Gabriel Martinelli também deixaram a lista, com Casemiro e Gabriel Magalhães em seguida. Mais recentemente, além de Pedro, o lateral Yan Couto e o atacante Savinho foram desconvocados por problemas clínicos.
HISTÓRICO RECENTE TAMBÉM É RUIM:
O azar não veio com o técnico campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil, já que em 2023, quando Fernando Diniz ainda comandava a Seleção, o Brasil perdeu 11 jogadores por lesão em três convocações. Sob a direção interina de Ramon Menezes, no primeiro semestre do mesmo ano, mais três atletas foram desconvocados, somando um total de 23 baixas no atual ciclo de Copa.