Durante o treino da Seleção Brasileira nesta terça-feira (4), o atacante Pedro sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e precisará passar por cirurgia. O jogador retornará ao Flamengo para ser avaliado pelo Departamento Médico do clube antes de realizar o procedimento cirúrgico.
De acordo com o Programa de Proteção de Clubes da Fifa, a entidade é responsável por cobrir o salário de jogadores que se lesionem durante compromissos com suas seleções nas Datas Fifa. O Flamengo deverá formalizar um pedido e garantir que todas as exigências sejam cumpridas para acionar o benefício.
Advogado explica
Em entrevista, o advogado Felipe Pestana detalhou como funciona esse seguro da Fifa. Ele explicou que, caso a lesão deixe o atleta afastado por mais de 28 dias, a Fifa arca com o salário fixo do jogador por um período máximo de um ano, ou até que ele se recupere. A cobertura tem um limite de 7,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 46,8 milhões), e não inclui bônus adicionais.
Assim, se o salário de Pedro durante o período de recuperação não ultrapassar esse valor, o Flamengo ficará isento de pagar seus vencimentos, mas será responsável pelos custos médicos e eventuais bônus.
Com a lesão no ligamento cruzado, Pedro está fora de ação até o fim de 2024. O tempo médio de recuperação para esse tipo de cirurgia é de cerca de nove meses, embora possa variar de acordo com o processo de recuperação do atleta.