Nesta quinta-feira, a Fifa divulgou o primeiro ranking de seleções femininas de 2025. O Brasil perdeu uma posição e agora ocupa o 8º lugar, sendo superado pelo Japão, que subiu da 8ª para a 5ª colocação.
Apesar da derrota por 2 a 1 na final para o Japão na Copa SheBelieves, os Estados Unidos, anfitriões do torneio, continuam na liderança. O Japão, que não figurava entre os cinco primeiros há nove anos, aproveitou a conquista para entrar no top 5. A Inglaterra (4ª), Alemanha (3ª) e Espanha (2ª) seguem no topo, com a Suécia (6ª), o Canadá (7ª) e o Brasil (8ª) caindo um degrau cada. A China e os Países Baixos completam o grupo das dez melhores.
Além do Japão, nenhuma seleção das primeiras posições subiu mais de duas posições. No entanto, houve movimentos significativos abaixo do 80º lugar, com destaque para Porto Rico (81ª, +4), Montenegro (84ª, +4), El Salvador (85ª, +5), Nepal (99ª, +4), Emirados Árabes Unidos (112ª, +4), Cabo Verde (125ª, +4) e Chipre (127ª, +6).
POsição
Burkina Faso (132ª, +5) e Benin (147ª, +5) também se destacaram, mas o maior avanço em termos de posições foi registrado por duas seleções africanas: Tanzânia (138ª, +7) e Quênia (142ª, +7), que subiram sete postos.
A África pode continuar a sua ascensão no ranking no próximo mês de junho, já que quatro seleções do continente — Chade, Eritreia, Líbia e Sudão — têm a chance de garantir uma vaga na classificação mundial, bastando disputar um jogo oficial para alcançar o feito.