O dia 2 de outubro de 1974 é uma data histórica para o futebol e, especialmente, para o Santos Futebol Clube. Há exatos 50 anos, Pelé, o maior ídolo da história do esporte, disputava sua última partida com a lendária camisa 10 que o consagrou mundialmente e com a qual conquistou inúmeros títulos. O Santos relembrou este momento marcante em suas redes sociais nesta quarta-feira, exaltando o feito do "Rei do Futebol".
"Um dia especial para relembrar e exaltar o encerramento do maior de todos os tempos com o Manto Sagrado", escreveu o clube da Vila Belmiro, homenageando o craque que marcou uma era no futebol.
data especial
O confronto que marcou o adeus de Pelé com a camisa santista foi contra a Ponte Preta, em um jogo disputado no histórico estádio da Vila Belmiro, válido pelo Campeonato Paulista. Durante a partida, o Rei foi substituído, e, em um dos momentos mais emocionantes do futebol, ajoelhou-se no gramado e ergueu os braços em direção ao céu, em um gesto de gratidão. A cena rapidamente se tornou icônica, eternizando-se nas memórias dos torcedores e do esporte mundial.
Após o gesto de reverência, Pelé deu a tradicional volta olímpica, sendo aplaudido de pé por sua torcida apaixonada, que lotou a Vila Belmiro para se despedir do ídolo. A partida terminou com vitória do Santos por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, com gols de Cláudio Adão e um gol contra de Geraldo.
Essa partida não foi apenas o fim de uma era para o Santos, mas também para o futebol global, que via Pelé encerrar um dos capítulos mais gloriosos de sua trajetória.