Nesta terça-feira (29), o Internacional e o Bolívar se enfrentaram pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores e o clube gaúcho venceu, garantindo assim a primeira vaga da semifinal do torneio continental. O Inter jogou em casa, no estádio Beira-Rio, vencendo a partida com o placar de 2 a 0, com os gols marcados pelo atacante Valencia.
Na fase inicial, o Internacional começou com uma performance mais sólida, demonstrando ser uma equipe mais pronta e capacitada para investir no ataque em comparação ao Bolívar, que montou sua escala mais direcionada ao ataque, porém predominantemente focado em contra-ataques. Nos primeiros 10 minutos, os jogadores bolivianos cometeram um erro na saída de bola, o que permitiu que Wanderson conduzisse um ataque perigoso que culminou em um potente chute de Enner Valencia, abrindo o placar da partida.
O Internacional seguiu pressionando enquanto o Bolívar enfrentava dificuldades em criar jogadas e lutava para conter os rápidos avanços do time gaúcho. No segundo tempo, as coisas apertaram um pouco enquanto o Colorado sustentou o alto desempenho exibido no primeiro tempo, mantendo a pressão sobre o time boliviano.
O Internacional ampliou o placar novamente com o equatoriano Valencia, que marcou o gol que sacramentou a classificação do clube gaúcho à semifinal da Libertadores após 08 anos. Nos momentos finais da partida, o Bolívar teve a chance de marcar com um pênalti concedido pelo VAR, mas Ronnie Fernández desperdiçou, pois Rochet fez uma defesa segura, sem rebote.
Com o triunfo conquistado, o Internacional assegura sua presença na semifinal da Libertadores pela primeira vez desde 2015, quando foi derrotado pelo Tigres. Agora, a equipe do Colorado aguarda a resolução do confronto entre Fluminense e Olimpia, programado para a próxima quinta-feira (31). O Fluminense possui a vantagem de ter vencido o primeiro jogo pelo placar de 2 a 0.