Emerson Royal foi convocado para a vaga de Danilo, que saiu machucado no jogo contra a Venezuela pela 3° rodada das Eliminatórias da Copa. O lateral-direito foi a quarta baixa na posição, que já teve outros cortes e está sendo um problema para o treinador Fernando Diniz. O jogador irá se juntar ao elenco neste sábado (14), no Uruguai.
O próximo compromisso da seleção brasileira, será contra o Uruguai, na terça-feira (17), às 21h (horário de Brasília), em Montevidéu. Ao lado de Emerson, terá a companhia de Yan Couto, jogador que atuou após Danilo sair machucado. Com uma experiência maior em relação à seleção brasileiro, o atleta do Tottenham, deverá atuar no clássico continental.
Emerson atuou no Brasil pela Ponte Preta, se transferindo para Europa jogando por grandes clubes como Barcelona e Betis. Com o destaque nesses clubes, chamou atenção do Tottenham, um dos principais times da Premier League. O jogador foi lembrado pela primeira vez por Fernando Diniz.
No último ciclo de Copa do Mundo, Emerson foi chamado algumas vezes por Tite. O lateral-direito era um dos nomes cogitados para o Catar em 2022. Na lista final, Tite optou por Danilo e Daniel Alves entre os 26 convocados. Emerson, nos amistosos de março de 2023, foi lembrado por Ramon Menezes.