O duelo de 180 minutos entre Flamengo e Bahia começa nesta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A primeira partida das quartas de final está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo, Sportv, Premiere e Prime Video.
Com a melhor campanha entre os clubes que participam da competição desde o início, o Bahia busca um título inédito em sua história. A equipe baiana nunca avançou além das quartas de final, alcançando essa fase em quatro ocasiões: 2002, 2012, 2018 e 2019. Em contraste, o Flamengo já disputou nove finais da Copa do Brasil, conquistando o título em quatro oportunidades (1990, 2006, 2013 e 2022).
Um dado curioso envolve o técnico Rogério Ceni. Campeão brasileiro à frente do Flamengo em 2020, o ex-goleiro não conseguiu vencer nenhum dos jogos que disputou contra o Rubro-Negro como treinador. São 12 derrotas em 12 confrontos, sendo a última delas no primeiro turno do Brasileirão, em junho.
Baixas
Para o desafio desta quarta-feira, o Bahia terá desfalques importantes. O lateral-direito Gilberto, em fase de transição após lesão, e o atacante Biel e o volante Acevedo, que estão no departamento médico, não estarão disponíveis.
No Flamengo, a lista de desfalques é ainda maior, com seis jogadores fora: os atacantes Everton Cebolinha, Pedro, Gabigol e Carlinhos, além do lateral-esquerdo Viña e do meia Arrascaeta. Com exceção de Carlinhos, que não pode atuar por já ter jogado na competição pelo Nova Iguaçu, os outros estão lesionados.
Após serem poupados na vitória sobre o Bragantino no último domingo pelo Brasileirão, os laterais Varela e Ayrton Lucas, o zagueiro Fabrício Bruno e o meia De La Cruz devem retornar à equipe titular comandada por Tite.
FICHA TÉCNICA Bahia x Flamengo
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: Quarta-feira, 26 de junho de 2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Neuza Inês Back (SP-Fifa)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Bahia: Marcos Felipe, Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano
Técnico: Rogério Ceni
Flamengo: Matheus Cunha, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De La Cruz; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Michael
Técnico: Tite