Com brasileira como assistente, Alemanha e Costa Rica terá trio feminino

Será o primeiro trio de arbitragem feminino na história dos Mundiais que irá está a frente de um jogo

A brasileira Neuza Back estará como assistente do jogo | reprodução instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A francesa Stéphanie Frappart será a primeira mulher a apitar um jogo de Copa do Mundo no futebol que é totalmente masculino. Será na quinta-feira, dia 1 de dezembro, no jogo pelo Grupo E entre Alemanha e Costa Rica.

Frappart será auxiliada pela brasileira Neuza Back e a mexicana Karen Díaz. Será o primeiro trio de arbitragem feminino na história dos Mundiais.

A brasileira Neuza Back estará auxiliando jogo desta quinta-feira - reprodução instagram

Lista

As três fazem parte da lista de 36 árbitros que participam do torneio no Catar. Há ainda na equipe feminina no Catar a ruandesa Salima Mukansanga, a japonesa Yoshimi Yamashita (árbitras principais) e a americana Kathryn Nesbitt (auxiliar como Back e Díaz Medina).

Aos 38 anos, Frappart continua no Catar sua ascensão na carreira de árbitra. Ela foi a primeira mulher a apitar na segunda divisão francesa (2014) e em seguida na elite do futebol do país (2019).

Frappart estará a frente do jogo desta quinta-feira - AFP

Pioneira

Nas grandes ligas europeias, a pioneira foi a alemã Bibiana Steinhaus, primeira mulher na Bundesliga, entre 2017 e 2021. Em setembro de 2017, em um Herta Berlim-Werder Bremen, ela foi a primeira mulher da história do futebol a apitar uma partida de primeira divisão profissional na Europa.

Na França, as mulheres árbitras são apenas 4% do contingente total, segundo os números da Federação Francesa de Futebol (FFF).

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES