O CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte) divulgou nesta quarta-feira um estudo sobre a distribuição de cartões amarelos e vermelhos no futebol, após analisar mais de 101 mil jogos, de 87 campeonatos nacionais diferentes, entre 2015 e 2020. De acordo com o relatório, os países em que a arbitragem mais aplica cartões na média são os da América do Sul. Informações do site GloboEsportes.com
Média de distribuição de cartões por confederação
Em todo o mundo, os árbitros mostraram 4,42 cartões amarelos e 0,25 vermelhos por jogo. Os times visitantes receberam 53% dos amarelos e 56,7% dos vermelhos. A maior parte das punições acontece no segundo tempo: 65,8% dos amarelos e 81,8% dos vermelhos.
A confederação com os índices mais altos de cartões foi a sul-americana, com média de quase 6 por partida. A liga com as maiores médias foi a boliviana, com quase 7 por partida (seia amarelos e um vermelho). Da Conmebol foram considerados os campeonatos de primeira divisão da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A conclusão do estudo é que, apesar das regras serem as mesmas, o futebol é jogado e vivenciado no alto nível de formas diferentes dependendo do país e seu contexto social, e isso se reflete na arbitragem. Porém, uma constante mundial é que os times visitantes são geralmente mais punidos do que os mandantes. A hipótese é de que isso tenha a ver com uma atitude mais defensiva e pressionada fora de casa.