Nesta terça-feira (25), o mundo conheceu o mais novo símbolo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024: a tocha olímpica. Na sede do Comitê Organizador, o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, ao lado de designer da tocha, Mathieu Lehanneur e a ArcelorMittal, parceira de produção, apresentaram a tocha que será conduzida por 11 mil pessoas (10 mil para os Jogos Olímpicos e 1 mil para os Jogos Paralímpicos), durante o revezamento da tocha, que comecará no dia 8 de maio de 2024, em Paris.
Com a divulgação da tocha, o designer que a produziu está feliz com que foi solicitado. "Estou muito orgulhoso. Ela é exatamente como eu sonhei", declarou Lehanneur. As orientações do comitê foram simples e sucinatas, sendo que as especificidades foram: não ser muito pesada (versão final de 1,5kg), altura de 70 cm e que a chama não apagasse durante o percurso que começa na Grécia até Paris.
O conceito inspirado por Lehanneur foi a igualdade, tanto que a tocha é totalmente simétrica. "Ela reflete a igualdade no tratamento e ambições dos atletas olímpicos e paralímpicos", frisa Lehanneur que citou como exemplo: "Assim como a paridade, que estará no mesmo número de atletas homens e de mulheres", explicou o designer.
Além disso, Lehanneur explicou também que a tocha é totalmente de aço 100% reciclado e pensando ecologicamente, a produção terá apenas dois mil exemplares diferentemente dos 12 mil unidades divulgadas anteriormente. A fabricação da tocha demorou por volta de seis meses para ficar pronto.