Diante do seu desempenho no comando, Abel Ferreira conquistou uma posição entre os 15 principais técnicos do mundo, de acordo com o ranking divulgado pela revista inglesa Four Four Two nesta segunda-feira. O treinador do Palmeiras ocupa a 14ª posição na lista, que é liderada pelo espanhol Pep Guardiola, do Manchester City.
Os cinco primeiros no ranking incluem Jurgen Klopp (Liverpool), Carlo Ancelotti (Real Madrid), Mikel Arteta (Arsenal) e Thomas Tuchel (Bayern de Munique), além de Guardiola.
Além de superar seu compatriota Jose Mourinho, atualmente na Roma, Abel Ferreira também está à frente dos únicos treinadores brasileiros na lista: Fernando Diniz (22º) e Tite (29º), que atualmente comandam o Fluminense e o Flamengo, respectivamente. No ano anterior, Abel já havia superado Tite, ficando na 26ª posição, enquanto o treinador brasileiro ocupava o 32º lugar.
Vale lembrar que Diniz conquistou a Libertadores no último sábado e atualmente está como interino da Seleção Brasileira, enquanto o técnico do Flamengo encerrou sua passagem de seis anos pela Seleção após a Copa do Mundo de 2022.
A revista ressalta que Abel "mudou a mentalidade do Palmeiras para a de vencedores em série. (Abel) Ferreira é o responsável pelo bem-estar do futebol brasileiro e já é uma lenda na América do Sul devido às suas conquistas".
Na semana passada, Abel Ferreira completou três anos desde sua chegada para comandar o Palmeiras em outubro de 2020. Nesse período, o treinador liderou o Palmeiras a oito títulos, incluindo duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), dois Campeonatos Paulistas (2022 e 2023), um Campeonato Brasileiro (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).
Aqui está a lista dos 15 primeiros colocados:
1 - Pep Guardiola (Manchester City)
2 - Jurgen Klopp (Liverpool)
3 - Carlo Ancelotti (Real Madrid)
4 - Mikel Arteta (Arsenal)
5 - Thomas Tuchel (Bayern de Munique)
6 - Eddie Howie (Newcastle)
7 - Xavi (Barcelona)
8 - Roberto De Zerbi (Brighton)
9 - Unai Emery (Aston Villa)
10 - Diego Simeone (Atlético de Madrid)
11 - Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)
12 - Erik ten Hag (Manchester United)
13 - Luis Enrique (Paris Saint-Germain)
14 - Abel Ferreira (Palmeiras)
15 - Jose Mourinho (Roma)