Para o duelo deste sábado, o treinador Abel Ferreira enfrenta um grande desafio para o jogo contra o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro. Os defensores titulares do Palmeiras, Gustavo Gómez e Murilo, receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Botafogo e estão suspensos.
Já que não poderá contar com seus principais jogadores defensivos, o treinador está em dúvida sobre como compensar essas ausências. Uma opção é utilizar os dois únicos zagueiros restantes no elenco, Luan e Naves. Nesse cenário, o time voltaria a adotar o sistema 4-3-3, incluindo mais um atacante de velocidade pelas laterais, como Kevin ou Luis Guilherme.
Outra alternativa é posicionar o lateral Marcos Rocha como terceiro zagueiro, uma estratégia já usada em alguns momentos desta temporada. Isso permitiria manter o esquema de três defensores que contribuiu para quatro vitórias consecutivas no Brasileirão. Marcos Rocha atuaria como zagueiro pela direita, com Luan no centro e Naves ligeiramente à esquerda. Nas alas, Mayke e Piquerez continuariam, enquanto o meio-campo seria formado por Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga. A dupla de ataque permaneceria com Breno Lopes e Endrick.
Uma terceira opção, menos provável, mas ainda considerada, é que um dos volantes, como Zé Rafael, atue como zagueiro em uma linha de três. Isso permitiria ao jovem Fabinho, que teve um bom desempenho na vitória sobre o Bahia, ocupar a posição de primeiro volante.
Além da baixa de dois zagueiros, o Palmeiras também terá o desfalque do atacante Rony, que estava pendurado e recebeu o terceiro cartão amarelo. No entanto, sua ausência não deve ser um grande problema, já que ele não vinha atuando como titular.
Dessa forma, o Palmeiras provavelmente entrará em campo com a seguinte formação: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Luan e Naves; Mayke, Richard Ríos, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick.
O Palmeiras está a três pontos do líder Botafogo, que tem um jogo a menos, e enfrentará o Athletico neste sábado, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Barueri. Se vencer, a equipe de Abel Ferreira poderá empatar em pontos com o Botafogo (59 pontos), mas o Botafogo continuará liderando a tabela devido ao número de vitórias.