Com o objetivo de promover e conscientizar a população sobre a regulamentação da profissão de professor de artes marciais e esportes de combate, o Sindicato de professores e instrutores de artes marciais e esportes de combate-SINDLUTAS PI dará início a um calendário composto por uma série de eventos esportivos a serem realizados em Teresina, e em outras cidades do interior do Piauí.
A quinta edição do PI Pro Fighter New Talents será o primeiro, desse novo momento proposto pela entidade. O evento acontecerá no dia 09 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, na cidade de Milton Brandão, localizada a 240km da capital. Com entrada gratuita, o público presente poderá acompanhar cinco lutas profissionais de MMA, que acontecerão a partir das 17h, no prédio da Semdec, no centro da cidade.
A iniciativa tem como público-alvo crianças, jovens e adultos do município, que poderão se reunir em um momento para celebrar a juventude e trabalhar a conscientização da população sobre a importância da prática de atividades física, de medidas contra o bullyng e também contra o feminicídio. Além disso, o PI Pro Fighter também será uma oportunidade de movimentar o turismo e economia local, tendo em vista que a cidade receberá vários atletas de outras regiões.
“A nossa intenção é continuar mostrando à população, o quanto é importante a prática esportiva e o quanto é importante valorizar os profissionais da área. Vale lembrar que com a realização desses eventos, também estamos dando a oportunidade das pessoas conhecerem, ainda mais, as artes marciais e os esportes de combate”, destaca Luciano Carvalho, presidente do Sindlutas-PI.
O evento tem o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Coordenadoria da Juventude – COJUV.
SINDLUTAS PIAUÍ
O SINDLUTAS PI é o sindicato de professores e instrutores de artes marciais e esportes de combate. Tem como presidente, Luciano Carvalho, profissional que assumiu a entidade no dia 30 de junho de 2024, durante uma audiência pública no estado do Rio de Janeiro.
O Sindicato busca a valorização dos profissionais da área, por entender a necessidade da regulamentação das atividades, para ampliar a possibilidade de políticas públicas que defendam postos de trabalho, reconhecimento, piso salarial e outros requisitos direcionados a tirar esses profissionais da informalidade, promovendo a profissão.
A Organização tem o objetivo de combater todos os tipos de assédios e abusos, buscando fazer da profissão de professor de artes marciais e esportes de combate, uma classe organizada e reconhecida por entes públicos, tendo assim maior credibilidade junto à sociedade.
PL 3649/2020
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, no último mês de junho, o Projeto de Lei 3649/2020, que regulamenta a profissão de professor de artes marciais e esportes de combate. A medida é de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).
Embora a prática de artes marciais e esportes de combate seja amplamente reconhecida por sua importância, os profissionais que atuam como instrutores carecem de uma regulamentação específica.
“Com a criação e atividades do Sindicato, agora podemos participar ativamente dos debates ligados à nossa área, em todo o país. É de extrema importância a nossa participação nas audiências públicas, e o nosso posicionamento diante das ações que podem mudar toda a configuração do esporte nacional”, frisa Luciano.
A proposta do Projeto de Lei visa assegurar que a prática dessas modalidades seja conduzida por profissionais devidamente certificados pelas respectivas confederações e federações.