Falta muito pouco para a classificação antecipada do Brasil. Se em 2018 ela veio com quatro rodadas de antecedência - depois da vitória sobre o Paraguai na 14ª rodada -, nesta classificatória para o Catar, em 2022, a vaga para mais um Mundial tem chance de acontecer ainda antes, na 13ª rodada - com apenas 12 jogos disputados pela Seleção.
O Brasil enfrenta a Colômbia, no dia 11 de novembro, em São Paulo, no estádio do Corinthians, e pode sair de campo já com o passaporte carimbado. Mas vai depender de outro resultado.
Sem depender de qualquer resultado, uma vitória contra a Colômbia, na próxima rodada, e um empate com a Argentina, no jogo seguinte, já bastam para o Brasil se classificar para a sua 22ª Copa.
Como seria possível se classificar já com vitória sobre a Colômbia:
- Se o Brasil vencer a Colômbia, vai a 34 pontos. O que significa dizer que os colombianos, hoje em quarto na tabela, só chegariam a 31 pontos.
- Caso o Uruguai não vença a Argentina, ele também só poderia chegar, no máximo, a 32 pontos, vencendo todas as suas cinco partidas restantes.
Em caso de igualdade no número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: saldo de gols, gols pró, confronto direto (gol fora de casa tem peso 2), sistema de pontos por esportividade (primeiro cartão amarelo é -1 ponto, segundo amarelo/vermelho é -3 pontos, vermelho direto é -4 pontos, amarelo e depois vermelho direto é -5 pontos) e sorteio da Fifa.
No atual formato, o Brasil fez sua melhor campanha nas Eliminatórias para a Copa de 2018, quando somou 41 pontos. No atual torneio, a equipe tem 31 pontos, com sete jogos ainda a disputar.
A próxima convocação está prevista para o dia 29 de outubro, desta vez com coletiva de imprensa presencial. No dia 11, a equipe de Tite enfrenta a Colômbia, em São Paulo, e em seguida viaja para fazer o clássico diante da Argentina, dia 16, em San Juan.