Boxeador irlandês morre aos 28 anos após sofrer lesão cerebral em luta

John Cooney, campeão super pena, faleceu após complicações de lesão durante defesa de título em Belfast

John Cooney era irlandês e tinha 28 anos | Foto: Stephen McCarthy/Sportsfile via Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O boxeador irlandês John Cooney, de 28 anos, faleceu neste sábado (8) após complicações de uma lesão cerebral sofrida em uma luta contra o galês Nathan Howells, realizada no dia 1º de fevereiro, em Belfast. Cooney estava defendendo seu título da categoria super pena quando a luta foi interrompida no nono round devido à gravidade da lesão.

"É com total devastação que temos que anunciar que, após uma semana de batalha por sua vida, John Cooney infelizmente faleceu", declarou o promotor Mark Dunlop em uma postagem no Instagram. "Ele era um filho, irmão e parceiro muito amado, e levará uma vida inteira para esquecermos o quão especial ele era", completou Dunlop.

o que ocorreu

Após ser nocauteado, Cooney foi imediatamente levado ao Royal Victoria Hospital em Belfast, onde passou por uma cirurgia para aliviar a pressão causada por uma hemorragia intracraniana. Apesar dos esforços da equipe médica, o boxeador não resistiu. "Sr. e Sra. Cooney e sua noiva, Emmaleen, gostariam de agradecer à equipe do hospital pelo incansável trabalho para salvar a vida de John e a todos que enviaram mensagens de apoio e orações", acrescentou o promotor.

conquista após lesão

Cooney havia conquistado seu título super pena em novembro de 2023, ao derrotar Liam Gaynor, mas ficou afastado do ringue por quase um ano devido a uma lesão na mão. Ele voltou ao ringue em outubro, quando venceu Tampela Maharusi.

homenagens no mundo do boxe

O trágico falecimento de Cooney gerou uma onda de homenagens no mundo do boxe. O ex-campeão britânico Ricky Hatton compartilhou suas condolências no Instagram, dizendo: "Isso não acontece com frequência em nosso esporte, mas quando acontece, é tão terrível e nos lembra de viver cada dia como se fosse o último."

Barry McGuigan, ex-campeão peso-pena e promotor, também lamentou a morte do boxeador, destacando sua qualidade no esporte. "Envio minhas mais profundas condolências à noiva de John, Emmaleen, e à sua família", escreveu McGuigan no X.

A morte de John Cooney, que deixou o esporte com uma grande promessa, é uma perda dolorosa para o boxe, lembrando o quão arriscada e desafiadora pode ser a carreira de um atleta de alto nível.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES