Boletim médico traz detalhes sobre o que causou a morte de Juan Izquierdo

Na segunda-feira (26/8), um boletim médico havia sido divulgado, relatando a piora do quadro clínico de Izquierdo

Hospital Israelita Albert Einstein emitiu uma nota confirmando a causa da morte de Izquierdo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O mundo do esporte foi abalado pela notícia da morte de Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, na noite de terça-feira (27/8). O jogador estava internado desde quinta-feira (22/8), após sofrer um mal súbito e desmaiar durante a partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

O Hospital Israelita Albert Einstein emitiu uma nota confirmando a causa da morte: “O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.”

Boletim médico comunicando o falecimento do jogador Izquierdo. (Foto: Reprodução)

O clube uruguaio também comunicou o falecimento do jogador por meio de suas redes sociais: “Com profunda dor e tristeza, o Club Nacional de Football anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e entes queridos. Todo o Nacional está de luto por essa perda irreparável.”

Quadro clínico

Na segunda-feira (26/8), um boletim médico havia sido divulgado, relatando a piora do quadro clínico de Izquierdo: “A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”, além de informar que o jogador estava “dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico.”

O hospital também detalhou o estado de saúde do atleta: “Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica,” conforme comunicado assinado pelos médicos Marcos Vinicius Tadao Fujino (neurologista), Carlos Vicente Serrano Junior (cardiologista) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico).

O incidente ocorreu durante uma bola parada, quando o goleiro do São Paulo se preparava para bater um tiro de meta. Nesse momento, Juan Izquierdo perdeu o equilíbrio e desabou no gramado.

Substituído por Emiliano Velázquez, o caso ocorreu nos minutos finais da partida.

Após o falecimento de Juan Izquierdo, o São Paulo Futebol Clube expressou sua tristeza: “Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan,” escreveu o clube nas redes sociais.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES