O jogador Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, morreu nesta terça-feira (27), aos 27 anos. O zagueiro estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última quinta-feira (22), após sofrer uma parada cardíaca provocada por uma arritmia durante o jogo entre São Paulo e Nacional-URU no Morumbi. Com informações do ESPN.
Nas redes sociais, o clube do atleta publicou uma mensagem comunicando o falecimento do jogador. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável.”
O QUE ACONTECEU
Izquierdo teve um mal-estar no segundo tempo da partida, que era válida pelas oitavas de final da Libertadores, e desmaiou em campo. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no gramado e foi rapidamente transferido para o hospital, onde foi submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
Comprometimento cerebral
No último domingo (25), o Hospital Albert Einstein informou que o jogador uruguaio apresentou um agravamento do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana.
Izquierdo deixa esposa Selena, uma filha de oito anos e um recém-nascido com menos de duas semanas. Selena, casada com Izquierdo há 10 anos, pediu orações para o marido através de suas redes sociais no sábado.
“Olá, sou Selena, esposa de Juanma. Por favor, rezem por ele, enviem forças e boas energias. Juanma precisa de toda a ajuda possível. Sei que ele é muito querido e todos desejamos que ele supere este momento difícil. Em casa, nossa filha de dois anos e nosso filho de oito dias o aguardam. Ele tem muito pelo que viver, por favor, rezem por ele”, escreveu Selena.
NÃO TINHA PROBLEMAS CardíacoS
Na sexta-feira (23), o presidente do clube uruguaio, Alejandro Balbi, forneceu detalhes sobre a condição de Izquierdo e afirmou que o jogador nunca havia tido problemas cardíacos.
“Os exames de Izquierdo sempre foram normais e ele nunca teve episódios cardíacos”, afirmou Balbi, descrevendo o episódio. “Izquierdo chegou a recuperar a consciência em campo, mas depois voltou a desmaiar e precisou ser sedado. Inicialmente, o infarto está descartado. Foi, claramente, um episódio cardíaco, causado pela arritmia”, acrescentou o presidente.
Juan Manuel Izquierdo iniciou sua carreira no Cerro, no Uruguai, em 2018. Depois, passou pelo Montevideo Wanderers e transferiu-se para o Atlético San Luis, no México, em 2021. Ao retornar ao Uruguai no mesmo ano, defendeu novamente o Wanderers e o Liverpool antes de se unir ao Nacional em janeiro de 2024.