Bicampeão mundial: Morre, aos 89 anos, Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro

Reconhecido mundialmente por suas conquistas e habilidade única, ele permanece como o único jogador a ser eleito duas vezes MVP em Campeonatos Mundiais

Amaury foi um gigante e uma lenda no basquete | Reprodução/CBB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Amaury Antônio Pasos, uma das figuras mais emblemáticas do basquete brasileiro, moreu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas ele estava cercado por seus familiares. Apenas um dia antes, Amaury havia celebrado seu aniversário. Reconhecido mundialmente por suas conquistas e habilidade única, ele permanece como o único jogador a ser eleito duas vezes MVP em Campeonatos Mundiais, ocupando posições diferentes. Seu nome está imortalizado no Hall da Fama do basquete.

O velório, aberto ao público, será realizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, das 10h às 18h desta sexta-feira.

Homenagens e luto no basquete brasileiro

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) manifestou profundo pesar pela perda de Amaury em nota oficial. O presidente da instituição, Guy Peixoto Jr., declarou luto de três dias e destacou a relevância do ídolo para o esporte.

"Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores, não só do Brasil, mas da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno, e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações", declarou Peixoto.

Um legado insuperável

Amaury destacou-se por sua versatilidade e talento, brilhando na era de ouro do basquete brasileiro ao lado de nomes como Wlamir Marques, Rosa Branca, Algodão e Ubiratan. Com a seleção brasileira, foi bicampeão mundial, conquistando os títulos em Santiago (1959) e no Rio de Janeiro (1963), além de ter sido eleito o MVP em ambas as edições. Também subiu ao pódio olímpico duas vezes, com medalhas de bronze em Roma (1960) e Tóquio (1964).

Raízes argentinas, coração brasileiro

Filho de pais argentinos, Amaury nasceu em São Paulo em 11 de dezembro de 1935, após seu pai, Antônio, decidir mudar a família para o Brasil. Aos cinco anos, mudou-se para a Argentina, onde começou sua trajetória esportiva como nadador, chegando a ser campeão infantil dos 400m.

Entretanto, o destino de Amaury foi transformado pelo basquete. Inspirado pelos treinos do pai, encontrou no esporte coletivo uma paixão que o levaria ao estrelato. Iniciou sua carreira no infantil da ACM e posteriormente no juvenil do Buchardo, equipe de elite argentina. Aos 15 anos, já fazia parte do time principal, sempre brincando que sua principal motivação era usar o agasalho do time para impressionar as meninas.

Um ícone eterno

Amaury Pasos será sempre lembrado por suas conquistas, mas, acima de tudo, por sua humildade e dedicação ao esporte. Seu nome ecoará como sinônimo de excelência, inspiração e paixão pelo basquete.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES