A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou, nessa quinta-feira (18), o áudio do VAR referente ao jogo entre Fluminense e Flamengo, no Maracanã, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O conteúdo apresenta as análises realizadas nas situações envolvendo a expulsão de Felipe Melo e a não expulsão de Gabigol, após um incidente com Ganso.
Confira os diálogos do árbitro Anderson Daronco com a árbitra de vídeo Daiane Caroline Muniz dos Santos e o assistente do VAR Fabricio Porfirio de Moura:
Daronco: “Amarelo para mim, Daiane. Não é para lá, é para lá. (...) Para mim, ele recebe a bola aqui, indo para lá.”
Daiane (VAR): “A falta aconteceu. A falta é clara. (...) O único defensor está atrás da linha da bola, ele não tem chances de disputar essa bola com o atacante. No momento da falta, o atacante vai sair cara a cara com o goleiro, ok? Recomendo revisão para possível cartão vermelho.”
Daronco: “Eu retiro o cartão amarelo. Eu fiz uma falta parada, pensei que o outro ia chegar. Eu vou retirar o amarelo e vou dar o cartão vermelho.”
Daiane (VAR): “Esse contato eu quero ver.”
Fabricio Porfirio de Moura (AVAR): “A perna do jogador atingida, ela vai e segue bem onde o jogador vai pousar a perna.”
Daiane (VAR): “Sim, exatamente. Tem o pisão do jogador do Flamengo, porém ele está tentando retirar a perna, e a perna do jogador do Fluminense está exatamente onde o jogador do Flamengo vai estacionar o pé, ok? Não é intencional esse pisão, ok? Daronco, o lance já está checado. Existe o pisão, porém não é uma ação que ele quis fazer, não é uma ação deliberada, tá bom? E quando acontece o contato, ele tira a força também, tá?”
Fluminense, não houve questionamentos em relação à expulsão de Felipe Melo, mas sim à falta de intervenção do VAR para convocar o árbitro e revisar a situação em que Gabigol pisou em Ganso. Em uma entrevista coletiva após o jogo, o técnico Fernando Diniz afirmou que a ação do atacante do Flamengo foi "claramente intencional".
No“Eu não vou entrar no mérito da expulsão do Felipe Melo. Mas é muito mais fácil e muito menos interpretativo o VAR chamar por causa do pisão do Gabigol no Ganso, que claramente é intencional, o bandeira está do lado e o VAR não chama. Porque não tem interpretação, pisou porque pisou, porque quis pisar”, declarou Diniz.
O próximo confronto entre Flamengo e Fluminense, que definirá quem avançará para as quartas de final da Copa do Brasil, ocorrerá no dia 1º de junho, às 20h (horário de Brasília), novamente no Maracanã. A equipe vencedora garantirá a classificação, enquanto um novo empate, independentemente do placar, levará a disputa para a cobrança de pênaltis.