A primeira partida das oitavas de finais da Copa do Brasil no clássico carioca o entre Fluminense e Flamengo terminou em empate sem gols, mas recheado de emoções, para ambas as equipes, em um Maracanã lotado, com o maior público da Copa do Brasil de 2023, 54.362 pagantes. As equipes voltam a se enfrentar novamente, no jogo decisivo, dia 01º de junho, quinta-feira, às 20h, também no Maracanã, com mando de campo do Flamengo.
O lance mais marcante do jogo aconteceu no início do segundo tempo quando, após um contra-ataque no Flamengo, o zagueiro Felipe Melo atingiu o atacante Gabigol e foi expulso pelo árbitro Anderson Daronco, depois de consulta ao VAR.
A equipe do Flamengo foi protagonista desde o início do jogo, impondo o ritmo e conquistando as melhores oportunidades, por conta disso, após a expulsão de Felipe Melo, a expectativa dos torcedores seria de que o rubro negro logo abriria o placar, no entanto a equipe de Fernando Diniz mostrou raça e segurou o resultado, mesmo em desvantagem numérica na partida.
O JOGO
No primeiro tempo o Flamengo não deu chance para o Fluminense exercer o grande futebol que tem exibido nas últimas partidas no Brasileiro, onde sempre mantem a posse de bola e domina as iniciativas. O Flamengo teve muito mais posse o volume de jogo, chegando forte à meta do goleiro Fábio, inclusive acertando a trave, com Gabigol e Arrascaeta, mas ficou nisso. Já o Fluminense não conseguiu impor seu jogo e basicamente se defendeu, chegando poucas vezes à meta do adversário.
Na segunda etapa, quando o Fluminense retornou com as orientações do técnico Fernando Diniz para equiparar as ações do jogo, os planos tiveram que mudar logo aos 6 minutos, após Felipe Melo dar uma entrada forte em Gabigol e ser expulso. Com isso, o jogo do Fluminense passou a ser mais defensivo, aguardando o Flamengo e apostando no contra-ataque. A torcida do Fluminense ainda cobrou a expulsão de Gabigol após o atacante pisar na perna de Ganso, quando o jogador estava caído na lateral do campo, mas o VAR nem sequer chamou o árbitro para a análise do lance.
O Flamengo pressionou, com um jogador a mais, mas não conseguiu ser efetivo e quando chegou ao gol parou em uma atuação segura de Fábio. No final, o Fluminense ainda conseguiu levar algum perigo à meta do goleiro Santos, mas mesmo com os 11 minutos de acréscimo, a partida terminou em igualdade e sem gols. Resultado festejado pela torcida do Fluminense e que fez a torcida do Flamengo se lamentar.