Neste sábado (30) acontece a grande final da Copa Libertadores, com dois clubes alvi-negros decidindo pelo título. Atlético-MG e Botafogo se enfrentam no estádio Monumental de Nuñes, em buenos Aires, na Argentina, a partir das 17h. A partida terá transmissão pelos Canais da ESPN e também na TV aberta pela TV Globo. Os dois clubes já protagonizaram algumas emblemáticas partidas durantes suas décadas de história.
botafogo e atlético já disputaram final?
Se pode dizer que sim, pois no Campeonato Brasileiro de 1971, Botafogo, Atlético Mineiro e São Paulo chegavam para o triangular final da competição. O último jogo da fase final foi justamente entre o Glorioso e o Galo. Atlético e São Paulo brigavam diretamente pelo título, enquanto o time carioca corria por fora, com pouquíssimas chances de títulos no último jogo. O resultado da partida decisiva terminou em 1 a 0 para a equipe mineira, com gol de Dario, na segunda etapa da partida. Com isso, o Atlético-MG se sagrou campeão do Brasileirão de 1971.
Clubes já se encontraram em torneio da conmebol:
Em 1993, Atlético-MG e Botafogo se encontraram na semifinal da Copa Conmebol de 1993. Na ocasião, o Glorioso conseguiu aplicar uma virada para cima de seu rival. No primeiro confronto entre os clubes, o Galo venceu a partida pelo placar de 3 a 1, mas no segundo jogo da decisão, o Botafogo aplicou um 3 a 0 na equipe mineira, se classificando para a final da Copa Conmebol.
PARTIDA DECIDIDA NO CARA OU COROA:
Este acontecimento se deu na Taça Brasil de 1967, torneio anterior ao chamado Campeonato Brasileiro. Naquela edição, Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram na final daquela que era chamada de "Zona Centro-Sul", em duelo que valia uma vaga nas quartas de final. Na primeira partida do confronto, o Botafogo venceu no Maracanã por 3 a 2, mas acabou sendo derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0 na segunda partida.
No terceiro jogo, realizado para que houvesse um desempate, os clubes não sairam do 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação. Ronaldo Drummond abriu o placar nos primeiros minutos, mas Gerson, o "Canhotinha de Ouro", empatou ao converter um pênalti nos momentos finais do jogo. O regulamento mandava que, após um terceiro jogo, caso o empate permanecesse, seria decidido no cara ou coroa o vencendo, e assim foi feito:
O árbitro da partida, Arnaldo Cezar Coelho, reuniu os times no meio-campo e jogou a moeda da sorte. O Atlético-MG foi o sortudo da vez e conseguiu sair com a vaga para a próxima fase.
HISTÓRICO DE PARTIDAS:
Apesar da sorte no cara ou coroa, o Atlético-MG não vai tão bem com a bola rolando. No histórico geral do confronto, o Botafogo se sai melhor. São 36 vitórias do time do Rio de Janeiro contra 27 dos mineiros, além de 21 empates.