Artesão cearense doa Leão de Aço ao Fortaleza por seus 105 anos; saiba mais

A obra, pesando aproximadamente 400kg e confeccionada a partir de sucata e ferro

Leão de Aço foi doada ao Fortaleza para comemorar aniversário de 105 anos | Reprodução/GE
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em celebração ao 105º aniversário do Fortaleza, que ocorreu neste ano de 2023, um dedicado torcedor decidiu encomendar uma impressionante escultura de um Leão de Aço para o clube, conhecido como Leão do Pici. A obra, pesando aproximadamente 400kg e confeccionada a partir de sucata e ferro por um habilidoso artesão cearense chamado Edismar Arruda, foi entregue no Centro de Treinamento da equipe.

Motivado pelo desejo de conectar ainda mais o símbolo do Tricolor de Aço com seu mascote, o torcedor Zé do Egito compartilhou: "E eu linkei o Tricolor de Aço com o mascote, então por que não fazer um leão de aço? A gente bancou essa obra e deu de presente ao Fortaleza pelos cento e cinco anos de fundação."

A iniciativa contou com a participação de Zé e outros 19 entusiastas torcedores, que dividiram os custos da escultura, cujo preço permaneceu em segredo. A encomenda foi feita ao renomado escultor e artesão cearense Edismar Arruda, cuja paixão pela arte remonta à infância: "Já nasci com isso. Quando eu era criança, ou fazia o brinquedo, ou não brincava. Ou comprava brinquedo ou comprava arroz na família, então eu tenho isso desde pequeno."

A imponente escultura, medindo 3,50 metros da ponta do rabo até o focinho, já se encontra no Pici, representando um presente caloroso da torcida em reconhecimento à notável temporada do time, que conquistou o pentacampeonato cearense, foi vice-campeão da Sul-Americana e assegurou, pela sexta vez consecutiva desde a era dos pontos corridos, sua vaga na Série A, tornando-se o primeiro clube nordestino a alcançar tal feito.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES