O Fortaleza, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, garantiu vaga na competição em 2024, após vencer o Goiás, por 1 a 0, na noite deste domingo, 03, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela penúltima rodada do campeonato brasileiro de 2023. O Leão do Pici garantiu a vitória sobre o Esmeraldino com gol de Guilherme, ainda na primeira etapa do jogo.
A vitória sobre o Goiás fez o clube cearense chegar aos 51 pontos na competição, alcançando a 10ª colocação na tabela e ultrapassando o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil. Já o Goiás, já rebaixado, estacionou nos 35 pontos na 18ª colocação.
O Fortaleza visitará o Santos na próxima quarta-feira, 06 de dezembro, às 21h30, na última rodada do campeonato brasileiro de 2023. No mesmo dia e horário, o Goiás enfrentará o também rebaixado América-MG, no estádio da Serrinha, em Goiânia.
O JOGO
O primeiro tempo começou com as equipes se estudando, mas com o Fortaleza mantendo a maior posse de bola. Com isso, o Leão do Pici conseguiu abrir o placar logo aos seis minutos de jogo: Thiago Galhardo lançou Calebe, que cruzou rasteiro para Guilherme, livre, completar para o fundo da rede. Mesmo com a vantagem, os donos da casa seguiram pressionando e mandando na partida.
Apesar da maior posse de bola, o Fortaleza não conseguiu provocar maiores ameaças ao gol do Goiás. A maior oportunidade foi num erro de passe do zagueiro Lucas Halter, que ia devolver para o goleiro, mas acabou jogando no pé de Calebe. O atleta tricolor, no entanto, não aproveitou a oportunidade.
No segundo tempo, o Goiás se postou de uma forma mais ofensiva e conseguiu sua primeira finalização aos sete minutos com Pedrinho, que não conseguiu colocar força na ação e praticamente recuou a bola. Em seguida, o Fortaleza respondeu com Yago Pikachu: o atleta recebeu cruzamento na medida de Guilherme e mandou para fora com o gol vazio, perdendo uma chance claríssima.
Aos 17, Lucero, que entrou já na etapa complementar, cabeceou após levantamento na área num escanteio e levou muito perigo. Sem maior inspiração, o Leão do Pici apenas administrou o resultado, que matematicamente o garantiu na próxima edição da Copa Sul-Americana.