A Arábia Saudita firmou o contrato para o início da construção de um estádio que sediará jogos na Copa do Mundo de 2034. O Jeddah Central Stadium, localizado em Jedá, terá capacidade para 45 mil espectadores e está previsto para ser concluído em 2030.
O Grupo GMP, renomado por seus projetos de estádios em diversas nações ao redor do mundo, como a Arena da Amazônia em Manaus, é o responsável pelo projeto. O design será inovador e inspirado no bairro Al-Balad, uma área histórica no coração de Jedá.
A estrutura contará com teto retrátil e será totalmente climatizada. O governo saudita anunciou a assinatura do contrato para o início das obras, enquanto os clubes locais Al-Ittihad e Al-Ahli celebraram a notícia em suas redes sociais e planejam utilizar o novo estádio.
A Jeddah Central Company, uma empresa pública criada para gerenciar os projetos da cidade, não divulgou o valor específico do estádio em seu anúncio. No entanto, informou que o complexo total, incluindo uma Ópera e um Oceanário, será construído com um investimento de 12 bilhões de riais sauditas, o equivalente a cerca de R$ 16 bilhões.
Todo o financiamento provém do PIF (Fundo de Investimento Público), o mesmo fundo que é majoritário no Newcastle, da Premier League, e nos quatro principais clubes da Arábia Saudita: Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.
A Arábia Saudita é a única postulante a sediar a Copa do Mundo de 2034, com a decisão final da FIFA prevista para o final deste ano. A candidatura planeja utilizar 14 estádios para o torneio, que contará com 48 seleções, e reafirmou o compromisso de sediar todas as partidas em solo saudita.