Altos e Fortaleza protagonizaram um duelo emocionante na noite desta terça-feira (12), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo, disputado no Estádio Albertão, em Teresina, teve um primeiro tempo sem gols, mas com muitas chances. Na etapa final, o Fortaleza saiu na frente com Zé Welisson, mas o Altos reagiu e conseguiu a virada com gols de Lucas Reis e Rodrigão.
Primeiro tempo truncado
A principal atração da partida era a estreia do experiente zagueiro David Luiz pelo Fortaleza. O técnico Juan Pablo Vojvoda optou por uma escalação mista, enquanto Francisco Diá mandou o Altos a campo com força máxima.
O jogo começou movimentado. Logo no primeiro minuto, o goleiro Careca, do Altos, quase entregou a bola nos pés de Renato Kayser. Aos 12 minutos, Lucas Sasha saiu lesionado, dando lugar a Zé Welisson no Leão do Pici. O Altos teve uma grande chance com Jefferson, que desperdiçou ao ficar cara a cara com o goleiro adversário. Mesmo com maior volume de jogo, o time piauiense não conseguiu abrir o placar na primeira etapa.
Segundo tempo de reviravoltas
Aos três minutos do segundo tempo, o Fortaleza abriu o placar com Zé Welisson, que aproveitou a oportunidade após entrar no primeiro tempo. O Altos respondeu e passou a pressionar o time cearense.
Aos 23 minutos, após uma falha do goleiro João Ricardo, a bola sobrou para Lucas Reis, que empatou o jogo. Em seguida, Lucas deixou o campo com câimbras e foi substituído por Rodrigão. Aos 32 minutos, Cleiton Robozão passou em velocidade por David Luiz e tocou para Rodrigão, que virou o jogo para o Altos.
O Jacaré seguiu atacando, mas, nos minutos finais, Francisco Diá recuou a equipe para explorar os contra-ataques. O Fortaleza pressionou, mas não conseguiu empatar. Placar final: Altos 2x1 Fortaleza.
Falas dos técnicos
O técnico Francisco Diá destacou a estratégia e o desempenho do time na virada:
"Estão de parabéns por terem assimilado aquilo que a gente pediu. Essa é a terceira vez que eu enfrento o treinador do Fortaleza, um dos maiores profissionais do futebol brasileiro. Tivemos um volume de jogo espetacular. No segundo tempo, ajustamos a marcação e exploramos a velocidade pelos lados. Conseguimos um resultado positivo contra um gigante do futebol brasileiro."
Juan Pablo Vojvoda reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo Fortaleza:
"Hoje foi um jogo diferente. Viemos de uma derrota e recebemos outra. Sabíamos que precisaríamos nos adaptar rapidamente ao gramado, mas não fizemos isso bem, principalmente no primeiro tempo. No segundo, conseguimos um gol com uma boa jogada, mas depois tomamos dois gols que não poderíamos ter sofrido. Agora é juntar o grupo e continuar trabalhando."
Repercussão pós-jogo
Na saída do estádio, os jogadores do Altos foram ovacionados pela torcida, que reconheceu a histórica vitória sobre o Fortaleza. Pelo lado do Leão do Pici, os atletas deixaram o local sendo tietados pelos torcedores, com destaque para David Luiz, que precisou sair escoltado por seguranças por causa do tumulto de fás querendo se aproximar do jogador.
Veja o vídeo:
David Luiz e sua relação com Teresina
David Luiz retornou a Teresina para enfrentar o Altos, assim como fez em 2022, quando jogava pelo Flamengo na terceira fase da Copa do Brasil. Naquela ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 1, com atuação destacada do zagueiro. Desta vez, no entanto, ele cometeu uma falha crucial ao não conseguir interceptar Cleiton Robozão no lance que resultou no gol da virada do Altos.
Classificação e próximos jogos
Com a vitória, o Altos sobe para a quarta posição do Grupo A, com quatro pontos, enquanto o Fortaleza cai para o segundo lugar do Grupo A, com seis pontos.
Na próxima rodada, o Altos enfrenta o Ferroviário no dia 18 de fevereiro, às 21h30, no Estádio Presidente Vargas. O Fortaleza recebe o Vitória no dia 19 de fevereiro, também às 21h30, na Arena Castelão.