SEÇÕES

Nova regra nos pênaltis? Fifa estuda eliminar rebote em cobranças

A informação foi revelada pelo próprio ex-árbitro italiano ao portal “La Repubblica”, da Itália.

Pierluigi Collina é amplamente reconhecido como um dos maiores árbitros da história do futebol. | Foto: Reprodução X
Siga-nos no

Os gols de rebote após cobranças de pênaltis podem estar com os dias contados. Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, propôs a extinção dessa jogada e encaminhou a sugestão ao Ifab (Federação Internacional de Futebol), responsável pela regulamentação das regras do esporte. A informação foi revelada pelo próprio ex-árbitro italiano ao portal "La Repubblica", da Itália.

A proposta visa eliminar a possibilidade de um gol após rebote de pênalti, seja por defesa do goleiro ou por bola na trave, de maneira similar ao que ocorre nas disputas alternadas de pênaltis em jogos eliminatórios. Além disso, não haveria escanteio ou lateral para o time cobrador em caso de desvio, pois a cobrança não convertida resultaria automaticamente em tiro de meta.

Esclarecimento sobre mudança

Em entrevista ao "La Repubblica", Collina justificou a mudança, dizendo que "em média, 75% dos pênaltis são convertidos, e muitas vezes o pênalti é uma oportunidade maior de gol do que aquela tirada pela falta".

Pierluigi Collina é amplamente reconhecido como um dos maiores árbitros da história do futebol. Famoso por sua postura firme e expressões marcantes, ele apitou jogos memoráveis, incluindo a final da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Alemanha, na conquista do pentacampeonato. Atualmente, Collina preside a Comissão de Arbitragem da Fifa, onde se dedica a melhorar a qualidade das arbitragens e a promover o uso de tecnologias como o VAR, embora a responsabilidade sobre as regras do jogo seja do Ifab.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também