Um nascimento nada comum surpreendeu um agricultor da região rural de Tanjay, nas Filipinas, no fim de janeiro. Uma porca deu à luz um leitão “mutante’’. O filhote surpreendeu Alfredo Cardinas Jr., que acompanhou o nascimento, por ter um "rosto humano". Ao Daily Mirror, o agricultor falou sobre a e experiência:
"Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. Fiquei ainda mais chocado quando o ouvi chorar. Parecia que vinha de uma criança".
O leitão morreu apenas quatro horas após o nascimento. Os outros filhotes da porca nasceram saudáveis e sobreviveram. Veja o vídeo abaixo:
MUTAÇÃO
Em busca de desvendar o caro, a veterinária Christine Hope Dejadena explicou que é raro que apenas um filhote seja afetado por tal defeito de nascença. No entanto, ela descartou a possibilidade de a mãe do leitão ter sido fecundada por outra espécie de animal. "A porca não engravidaria de uma espécie diferente".
Em vez disso, acredita-se que o leitão tenha nascido com um defeito de nascença raro conhecido como holoprosencefalia.
EXPOSIÇÃO A PRODUTOS QUÍMICOS
Outro veterinário, Aris Miclat, afirmou que a razão mais provável por trás da anormalidade é que a mãe pode ter sido exposta a produtos químicos ou pesticidas durante a gestação.
Esta é uma malformação congênita, que é tecnicamente um defeito de nascença. É um distúrbio cefálico no qual o prosencéfalo não se desenvolve em dois hemisférios, explicou ele,
O especialista descartou ainda que um humano possa ter engravidado a porca.
O assunto foi destaque do Extra nesta quarta-feira (5).