A parte continental da Terra é composta atualmente por seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. No entanto, nem sempre foi essa a disposição dos gigantes “blocos de terra”. Na verdade, o planeta já passou por inúmeras transformações ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos.
Para recriar cerca de 40% da história do planeta Terra, os pesquisadores da Ocean University of China e da University of Adelaide (Austrália) se basearam no estudo da tectônica e das placas tectônicas e projetaram um vídeo com as mudanças que ocorreram há 1,8 bilhão de anos.
Confira o resultado em vídeo incrível, que vai do presente para o passado distante:
Planeta Terra ao longo de 1,8 bilhões de ano. Reprodução
TRANSFORMAÇÃO DA TERRA EM BILHÕES DE ANOS
Para entender a dança continental e hipnotizante das transformações da Terra, o vídeo começa pela formação atual do planeta, com os seis continentes bastante delimitados, mas, logo, a situação começa a mudar.
O bloco da Índia se move para o sul, seguida por partes do Sudeste Asiático, o que garante a formação do antigo continente de Gondwana, no Hemisfério Sul.
FAMOSA PANGEIA
Há 200 milhões de anos, quando os dinossauros ainda reinavam na Terra, Gondwana se uniu à América do Norte, Europa e norte da Ásia para formar o supercontinente Pangeia.
No entanto, a máquina do tempo não para e é possível ver o aparecimento de um supercontinente anterior conhecido como Rodínia. Por fim, aparece um supercontinente ainda mais antigo chamado Nuna (ou Columbia), como detalha o estudo publicado na revista Geoscience Frontiers.