É fascinante como certas ideias antigas, criadas há séculos e milênios, conseguem permanecer tão arraigadas em nossa mente que raramente questionamos sua veracidade. Um exemplo é a noção de que temos apenas cinco sentidos, um conceito que remonta a Aristóteles, mais de 2.300 anos atrás, e que persiste até os dias atuais, sendo ensinado desde a infância.
Contudo, o avanço da ciência nos permite agora compreender melhor a complexidade e a diversidade das ferramentas que temos para perceber o mundo ao nosso redor. Atualmente, os cientistas apontam que possuímos muito mais do que apenas cinco sentidos.
Este é precisamente o tema abordado no livro "Sentient — What Animals Reveal About Our Senses" ("Senciente — O que os Animais Revelam Sobre Nossos Sentidos", em tradução livre), escrito pela britânica Jackie Higgins. Formada em Zoologia pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde teve como professor o renomado biólogo evolucionista e escritor Richard Dawkins, Higgins trilhou uma carreira como roteirista e diretora de documentários sobre a natureza, muitos dos quais foram produzidos e transmitidos por emissoras como a BBC, National Geographic e Discovery Channel.
Em "Sentient", publicado em inglês no ano de 2021, Higgins argumenta a favor da ideia de que possuímos, na verdade, 12 sentidos. Essa obra desafia concepções tradicionais e nos convida a explorar a riqueza e a complexidade de nossa percepção sensorial. Além dos cinco sentidos convencionais, os demais falam de capacidades que todos usamos no dia a dia.
DESCUBRA ESSES 7 OUTROS SENTIDOS
1- COR
Como o próprio nome indica, o sentido cor explica como vemos as colorações de tudo. A capacidade de diferenciar cada espectro de cor visível.
2- PRAZER E DOR
Prazer e dor estão relacionados aos nervos localizados embaixo da pele que captam esses sinais diante de estímulos externos. E que vão além de um simples tato.
3- DESEJO
O desejo é regido pelos feromônios, substâncias químicas que os animais (incluindo nós mesmos) liberam para atrair possíveis parceiros.
4- EQUILÍBRIO
Já o equilíbrio é a habilidade de permanecer de pé, num ângulo de 90 graus — e não com o corpo curvado para um lado ou outro. Além da capacidade de conseguir entender quando esse equilíbrio é quebrado.
5- TEMPO
O sentido chamado tempo tem a ver com nosso relógio biológico ou o ritmo cíclico de vigília e sono.
6- DIREÇÃO
Por fim, a direção envolve a nossa "bússola interna" e como conseguimos nos localizar num ambiente.
7- CORPO / PROPRIOCEPÇÃO
E o corpo/propriocepção diz sobre como somos capazes de nos perceber em relação a tudo que nos cerca.