Um grande número de pessoas tem dificuldade para dormir. Seja por estresse, ansiedade ou outros fatores, a insônia pode impactar diretamente na qualidade de vida. Mas uma técnica militar do sono criada para ajudar soldados a adormecerem em situações extremas, ganhou popularidade por prometer induzir o sono em apenas dois minutos. Será que esta estratégia realmente funciona
A técnica militar foi desenvolvida para ajudar soldados a pegarem no sono rapidamente, mesmo em condições adversas, como zonas de guerra. Ela foi descrita pela primeira vez no livro Relax and Win: Championship Performance (1981), de Lloyd Bud Winter, e se baseia no relaxamento muscular progressivo e na mentalização de cenários tranquilos.
De acordo com o Dr. Marcio Zanini, psiquiatra e especialista do sono, essa prática pode ser eficaz para quem tem dificuldades para relaxar antes de dormir.
“O relaxamento muscular progressivo e a mentalização de um cenário tranquilo podem facilitar o início do sono. Mas embora a técnica seja bastante divulgada, ainda há poucos estudos científicos rigorosos que comprovem sua eficácia em longo prazo e para diferentes grupos populacionais. A melhor forma de saber se a técnica funciona, é experimentá-la por algumas semanas", afirma o psiquiatra, em reportagem da CNN.
QUEM PODE USAR A TÉCNICA MILITAR DO SONO?
Essa técnica é recomendada para qualquer pessoa que deseja **adormecer mais rápido** e reduzir o tempo rolando na cama. Ela pode ser útil para:
- Quem tem rotina agitada e precisa otimizar o descanso
- Estudantes que chegam tarde e precisam dormir rápido
- Atletas que buscam melhorar a recuperação através do sono
- Pessoas que sofrem de insônia leve ou ansiedade noturna
PASSO A PASSO DA TÉCNICA
1️⃣ Relaxe os músculos do rosto: solte a testa, os olhos, as bochechas, a mandíbula e a língua, reduzindo qualquer tensão.
2️⃣ Solte os ombros e os braços: relaxe-os um de cada vez, descendo até os dedos das mãos.
3️⃣ Respire profundamente: concentre-se em uma respiração lenta e profunda, soltando qualquer tensão do corpo.
4️⃣ Relaxe as pernas: solte os quadris, coxas, panturrilhas e pés, até sentir que o corpo está completamente solto.
5️⃣ Esvazie a mente por 10 segundos: mentalize um cenário tranquilo, como um campo aberto sob um céu azul, ou repita frases como “não pense, não pense” para evitar distrações.
💡 Dica extra: Quanto mais você praticar, mais eficaz será o resultado!
A TÉCNICA FUNCIONA PARA TODOS?
Alguns fatores podem atrapalhar a eficácia da técnica como ansiedade, preocupações excessivas, insônia crônica e ambiente de dormir inadequado segundo Zanini. O profissional ainda recomenda que pessoas com condições médicas ou transtornos do sono, como insônia crônica, devem buscar orientação de um especialista antes de depender exclusivamente desse método.
“A técnica pode ser útil para muitas pessoas, mas não é uma solução mágica para todos os problemas de sono. É importante considerar as suas necessidades individuais e buscar orientação médica se necessário”, acrescenta o médico do sono.