O estilo sertanejo domina os rankings de músicas e artistas mais escutados do Brasil nos últimos dez anos, de acordo com o Spotify. A plataforma chegou por aqui em 2014 e, segundo dados de consumo dos brasileiros na última década, quem lidera o topo é Marília Mendonça (1995-2021), e na lista de artistas mais populares, sete nomes são do sertanejo. As exceções são Anitta, que transita entre o pop e o funk, Wesley Safadão, do forró, e o funkeiro MC Ryan SP.
Foge do estilo
E no ranking de músicas mais ouvidas, apenas duas fogem à regra: o rap romântico "Deixe-me Ir", do projeto 1Kilo, e "Shape of You", do cantor britânico Ed Sheeran. Segundo o Spotify, o número de músicas de artistas brasileiros presentes na plataforma aumentou em 656% em dez anos, e o volume de plays nessas faixas teve um crescimento de 240 vezes no período. Os dados mostram que, em média, mais de 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify acontece dentro do próprio país.
Eletrônico
"Hear Me Now", hit eletrônico do DJ Alok, foi a música de um artista brasileiro mais escutada fora do país na última década. Anitta completa o pódio nas duas colocações seguintes: com "Downtown", parceria com J Balvin, e "Envolver", que chegou ao topo da lista de mais ouvidas do mundo na plataforma, com a ajuda do impulso brasileiro.
Veja, abaixo, os dados do Spotify no Brasil entre 2014 e 2023/ Artistas mais escutados no Brasil
Marília Mendonça
Henrique & Juliano
Jorge & Mateus
Gusttavo Lima
Zé Neto & Cristiano
Matheus & Kauan
Anitta
Wesley Safadão
Maiara & Maraisa
MC Ryan SP