É quase unânime que a cor da roupa para passar a virada do ano é o branco. É o tom que salta aos olhos, mesmo em grandes multidões, como nas viradas de muitas praias brasileiras. Só que o look não precisa ser monocromático assim.
Cada cor tem um significado, e até mesmo o tom (mais claro ou mais escuro) deve ser considerado no momento da escolha para celebrar a chegada do novo ano. Como uma forma de abrir caminhos ou de estimular a pôr em prática as ações nos próximos meses, cada uma carrega um simbolismo.
AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS
- Branco: remete à paz, harmonia, leveza e tranquilidade. É a união de todas as cores.
- Azul: demonstra confiança, gera sentimentos de estabilidade e segurança tanto em quem veste, como em quem vê.
- Vermelho: uma cor que gera energia, estimula a ação, o ímpeto, representa a força, a paixão, a aceleração.
- Rosa: representa a maternidade, a feminilidade, a delicadeza, o cuidado, o amor verdadeiro e apaixonado, porém estável.
- Roxo: é ligado à nobreza. Nas sociedades antigas, só era permitido usar quem fosse nobre, então acabou associada à ambição. O roxo também está relacionado à magia e à imaginação.
- Marrom: solidez, pela associação com a cor da terra, e transmite segurança, sobriedade, e estabilidade.
- Amarelo: representa a alegria, o entusiasmo, a determinação, o otimismo e a força enérgica para atrair o que se quer. É a cor da luz, também relacionada ao sol.
- Verde: associado à natureza, o verde representa renovação, crescimento, florescimento e esperança.
- Preto: comunica elegância, mistério, formalidade e poder. Ao contrário do branco, o preto é ausência de cor. Na cultura brasileira, está associada ao luto, mas a nível mundial, não é entendido da mesma forma.
- Prata: passa uma mensagem mais jovial, moderna, alegre e visionária, e está relacionada a trabalhos intelectuais e à ciência.
- Dourado: relacionado ao ouro, a cor traz a sensação de luxo e riqueza, do que sobressai e se destaca dos demais.