Neste domingo (17), Joaquim Salvador Lavado, o Quino, completaria 90 anos. O Argentino nascido em Mendoza, está sendo homenageado pelo Google em sua data natalícia.
O cartunista, que morreu em 2020 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebeu o apelido para se diferenciar de seu tio Joaquim Tejón, pintor e designer gráfico, que o ajudou a descobrir o talento para as artes. Reconhecido como um dos maiores cartunistas do mundo, Quino recebeu vários prêmios internacionais, sendo uma de suas criações lembrada até hoje.
As suas histórias ficaram famosas pelo tom crítico ao regime militar, à opressão e à desigualdade social, o que as fizeram aparecer em jornais de todo o mundo.
Mafalda
As histórias, apresentando uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo.
Mafalda, uma garota de seis anos, inteligente e contestadora, que adora os Beatles, a democracia, os direitos das crianças e odeia a sopa.
A personagem foi criada pelo cartunista Quino para uma campanha publicitária de eletrodomésticos em 1964.
A campanha com a personagem acabou não sendo veiculada, mas a menina ganhou as tiras de jornais e começou a fazer fama. As tirinhas de Quino iam de encontro com a ditadura argentina e dificultavam os militares na época. Tempos depois, a personagem Mafalda chegou ao Brasil em 1973, quando os militares estavam no poder.
Além da menina, as tirinhas contavam com personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad