SEÇÕES

Quatro homens são presos por contrabando de formigas; insetos são avaliados em até R$ 45 mil

Agentes da Kenya Wildlife Service interceptaram cerca de 5 mil rainhas em mais de 2 mil contêineres, incluindo algumas da espécie rara Messor cephalotes

Formigas | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Um serviço de vida selvagem do Quênia, prendeu quatro contrabandistas que tentavam transportar milhares de formigas vivas para a venda em mercados de animais exóticos na Europa e Ásia. Os criminosos serão julgados por tráfico de animais selvagens

Segundo um documento judicial visto pela Reuters, os agentes interceptaram cerca de 5 mil rainhas em mais de 2 mil contêineres, incluindo algumas da espécie rara Messor cephalotes. As formigas estavam embaladas em tubos de ensaio e seringas modificadas. O valor de mercado destes insetos chega a 1 milhão de xelins quenianos, aproximadamente R$ 45 mil.

As investigações revelaram que os tubos de ensaio foram projetados para sustentar as formigas (vivas) por até dois meses e escapar da detecção de segurança do aeroporto. Premeditado e bem executado.

SE DECLARARAM CULPADOS

Na segunda-feira, um queniano, um vietnamita e dois belgas se declararam culpados das acusações de posse ilegal e tráfico de animais selvagens vivos. Nesta terça-feira, compareceram ao Tribunal do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta e estão presos.

Não viemos aqui para infringir nenhuma lei. Viemos por acidente e estupidez, assumiu o contrabandista belga David Lornoy.

LICENÇA DA EMPRESA

Uma fonte não identificada do comércio de formigas revelou à Reuters que os fornecedores precisam de uma licença da empresa de serviço de vida Kenya Wildlife Service e um certificado para exportar a formiga Messor cephalotes, espécie muito procurada e difícil de obter.

Para o KWS, o caso é um marco na luta contra a biopirataria, porque envolvia a tentativa de exportação de recursos genéticos do Quênia sem consentimento e em violação direta da lei.

Este caso sem precedentes sinaliza uma mudança nas tendências do tráfico. De grandes mamíferos icônicos para espécies menos conhecidas, mas ecologicamente críticas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também