Mulher que perdeu 10 filhos serviu de inspiração para origem do Dia das Mães

A data que celebra o amor e carinho de todas as mães do mundo, carrega por trás uma história inspiradora

À esquerda, Ann Maria Reeves Jarvis, que inspirou a criação do Dia das Mães; à direita, sua filha Anna Jarvis, responsável pela data | Reprodução/O Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Além do Brasil, o Dia das Mães é uma tradição também celebrada em outros lugares do mundo. Na Grécia e Roma antiga já aconteciam celebrações a deusas relacionadas à fertilidade e à maternidade, mas a oficialização do evento como o conhecemos hoje é relativamente recente.

Em alguns países a data é celebrada no segundo domingo do mês de maio, mas o primeiro Dia das Mães oficial foi celebrado em 26 de abril de 1910, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A data foi instituída após cinco anos de uma campanha feita por Anna Jarvis. Desde 1905, ela tentava instituir um dia para celebrar as mães e honrar a memória de sua própria mãe, Ann Jarvis, uma ativista social.

Grande perda: Ann perdeu dez filhos por doenças infantis e, depois do trauma, passou a dedicar sua vida para ajudar outras mães e a comunidade onde morava. Em 1858, ela fundou um grupo que oferecia educação e assistência a famílias da região, tendo como objetivo reduzir a mortalidade infantil. 

Ato de amor: Após o período de guerra, Ann atuou para que soldados e suas famílias se reconciliassem. Foi a partir daí que ela passou a organizar piqueniques anuais nos chamados "Dias das Mães", buscando encorajar mulheres a participarem da política e promover a paz. 

Data oficializada: Em 1914, o então presidentes dos Estados Unidos Woodrow Wilson (1913-1921) oficializou a data em todos os estados norte-americanos. No entanto, logo surgiu o viés comercial associado à celebração - o que revoltou Anna Jarvis. A mentora da data passou, então, a boicotá-la. "Ela nunca quis que se tornasse um dia para dar presentes caros e onerosos, como outros feriados se tornaram no início do século XX", disse Katharine Lane Antolini, autora de um livro sobre Anna, à BBC Brasil.

Pelo mundo todo: A revolta foi tanta que Anna chegou a organizar protestos contra floriculturas, que aumentavam os preços das flores perto do Dia das Mães. No Brasil, o primeiro Dia das Mães ocorreu quatro anos depois, em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. A comemoração foi feita pela Associação Cristã de Moços. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas instituiu que todo o país celebraria a ocasião, hoje comemorada pelo mundo todo. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES