O carnaval é um dos feriados mais esperados do ano e são também uma época marcada pela combinação de festas, bebidas e muita paquera. Desfiles de escolas de samba, blocos e bailes atraem muitos foliões por todo o País, que na euforia de aproveitar às festas podem acabar esquecendo de alguns cuidados básicos com a saúde.
As cervejas e os drinques mais doces são as bebidas que mais fazem sucesso no carnaval, mas que podem representar um perigo a mais para a saúde bucal. Quando ingeridas, tanto o açúcar quanto o álcool presente nessas bebidas, deixam o pH da boca mais ácido o que pode causar erosão no esmalte dos dentes, dor, sensibilidade, cárie e até mesmo o mau hálito.
Segundo a cirurgiã dentista Daniela Yano, como o álcool tem efeito diurético também acontece uma desidratação do corpo e consequentemente uma redução do fluxo salivar, deixando assim a boca mais seca. Cenário que favorece a proliferação de microrganismos que causam a placa e o mau hálito.
Mas calma, seguindo essas dicas da dentista você, além de se prevenir de todos esses possíveis problemas, ainda conseguirá manter o hálito fresco durante a folia.]
• Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental.
• Tomar muita água se ingerir bebidas alcoólicas. A hidratação evitará a desidratação e, consequentemente, o mau hálito também.
• Evite beijar muitas pessoas em curto espaço de tempo. A troca exagerada de microrganismos potencializa as chances de doenças.
• Se sentir que esta com mau hálito, escove os dentes, não substitua por balas ou chicletes que podem provocar cáries e outros problemas bucais.
• Dê preferência a chicletes sem açúcares. Mas lembrando novamente que eles não substituem a escovação.
• Se alimente bem.