SEÇÕES

Estudo revela como novo oceano pode surgir e separar a África; veja fotos

O estudo, publicado em junho na prestigiada revista científica “Nature Geoscience”, mostra que esse fluxo de material quente, conhecido como manto, não é contínuo, mas ocorre em intervalos cíclicos

Imagem de satélite mostra o Chifre da África, com Etiópia, Eritreia, Djibuti e parte do Iêmen | Foto: Reprodução/ ESA
Siga-nos no

Um grupo internacional de cientistas identificou que o calor vindo das profundezas da Terra está gradualmente empurrando as placas tectônicas e esticando o terreno do leste africano em movimentos regulares.

O estudo, publicado em junho na prestigiada revista científica "Nature Geoscience", mostra que esse fluxo de material quente, conhecido como manto, não é contínuo, mas ocorre em intervalos cíclicos que lembram “batimentos de um coração geológico” na região de Afar, no nordeste da Etiópia.

FENDAS TERRESTRES

O local é um ponto de encontro de três grandes fendas da crosta terrestre: o Rifte da África Oriental, o Rifte do Mar Vermelho e o Rifte do Golfo de Áden. Com isso, nessa zona, as placas tectônicas se afastam de forma lenta e contínua.

Os cientistas já sabiam que o manto da região vinha pressionando a crosta terrestre e fazendo o solo se expandir, mas ainda não entendiam exatamente como isso acontecia.

Fluxos de lava ativos descem do vulcão Erta Ale, na região de Afar, nordeste da Etiópia. — Foto: Dr Derek Keir, University of Southampton/University of Florence. 

O QUE INFLUENCIA A INTENSIDADE DO CALOR?

Segundo os autores, as placas tectônicas que cobrem a crosta terrestre nessa região influenciam diretamente o caminho e a intensidade desse calor que vem de dentro do planeta.

Como o calor vindo do interior da Terra empurra as placas tectônicas, é justamente nessa área que o solo africano está se abrindo e criando rachaduras de vários quilômetros de extensão, algumas tão grandes que podem ser observadas em imagens de satélite. Ainda de acordo com os pesquisadores, novas fissuras aparecem a cada ano à medida que o terreno se estica.

Diagrama mostra como o calor vindo do interior da Terra sobe sob a região de Afar, no nordeste da Etiópia, empurrando as placas tectônicas e formando fissuras que se estendem em direção ao Mar Vermelho e ao Golfo de Áden. — Foto: Nature Geoscience/University of Southampton. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também