No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. A data homenageia o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.
Tiradentes é feriado?
O dia é considerado um feriado. Dia de Tiradentes é comemorado no Brasil desde 1965. Algumas cidades mineiras celebram o dia com comemorações, lembrando do inconfidente no dia 21 de abril.
Em configuração da data ser um feriado, locais em todo país como comércios, bancos e repartições públicas possuem seu horário de funcionamento modificado.
Carnaval será feriado de Tiradentes?
Prefeituras como a de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram no final de janeiro, marcar os desfiles das escolas de samba para o feriado prolongado de Tiradentes.
Em São Paulo:
- No dia 16 de abril, será o desfile do grupo de Acesso 2, a partir das 20h.
- No dia 21 de abril, desfilam as escolas de samba do grupo de Acesso, às 20h.
- Nos dias 22 e 23, será a vez das 14 agremiações do Grupo Especial.
- No dia 29, na sexta-feira seguinte, será o Desfile das Campeãs, que fecha o Carnaval SP 2022.
No Rio de Janeiro:
- Os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí começam na quarta-feira, 20
- Na quinta-feira, 21, com a Série Ouro, antigo Grupo de Acesso
- Na sexta-feira, 22, e sábado, 23, com as escolas do Grupo Especial
- No domingo, 24, com o desfile das crianças.
Legado de Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente município de São João del Rei e atualmente município de Ritápolis, Minas Gerais.
O mesmo, na época, era dentista, por isso o apelido de Tiradentes, tropeiro, minerador e militar no posto de Alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais.
Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que se estendeu de 1789 a 1792. Ele era contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa no Brasil. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro.
Somente a partir da Proclamação da República, Tiradentes começou a ter sua figura como herói brasileira definida. Por esse motivo, o dia do seu enforcamento foi declarado feriado.
Em 9 de dezembro do mesmo ano, a lei nº 4.897 foi sancionada pelo presidente Castelo Branco, instituindo Joaquim José da Silva Xavier como Patrono Cívico da Nação Brasileira.