Saiba porque a maioria dos batons contém escamas de peixe e você nem sabia

O ingrediente em questão é chamado de essência pérola. (Algumas fontes dão isso como “perolado”.)

batom | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vaidade ou não, 9 a cada 10 mulheres leva na bolsa um item mais que essencial: o batom. Mas você sabia que o batom que você usa no dia a dia pode ter em sua composição escamas de peixe? Isso mesmo, principalmente aqueles de tons perolados muito provavelmente contêm escamas de peixe.

O ingrediente em questão é chamado de essência pérola. (Algumas fontes dão isso como "perolado".) É o material prateado encontrado em escamas de peixe que é utilizado em alguns batons, esmaltes de unhas, esmaltes cerâmicos, etc., para torná-los cintilantes.

É o material prateado encontrado em escamas de peixe que é utilizado em alguns batons. (Foto: Reprodução)

A essência da pérola é obtida principalmente do arenque e é um dos muitos subprodutos do processamento comercial de peixe em grande escala. Ninguém sabe muito bem ou tem a curiosidade do que exatamente é composto os batons, no entando, todos são compostos dos mais diversos ingredientes, entre eles o mais puro óleo de mamona, parafina para dar a textura de vela, vaselina para dar a lisura, lanolina que dá a maciez, tudo isso misturado e assado num caldeirão de aço endurecido e misturado com giz de cera de diversas colorações.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES