Descubra os sintomas do Nipah, vírus cerebral incurável que pode causar nova pandemia mundial

A OMS classificou como patógeno prioritário; infecção é transmitida por contato com morcegos, porcos ou pessoas contaminadas. Veja mais informações sobre essa doença.

Descubra os sintomas do Nipah, vírus cerebral incurável que pode causar nova pandemia mundial | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Alerta mundial- O vírus Nipah, que causa uma doença mortal que ataca o cérebro, podendo ser transmitida para pessoas próximas do infectado, causou a morte de um jovem de 14 anos de idade na Índia. Identificado pela primeira vez no ano de 1999, o vírus é transmitido para seres humanos através da ingestão de alimentos contaminados ou através do contato com fluídos corporais de morcegos, porcos ou de pessoas infectadas. O Nipah figura na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos prioritários, que significa, agentes que "podem causar surtos ou pandemias".

O que é o vírus Nipah? O nome Nipah vem da vila malaia local onde o vírus foi isolado. O patógeno pertence à família dos paramixovírus, a mesma da qual fazem parte os causadores da caxumba e também do sarampo.

Quais são os sintomas da infecção pelo vírus Nipah? Listamos entre os sintomas da infecção: dores de cabeça, dificuldade para respirar, tosse, febre e possibilidade de inchaço cerebral. No ano de 2023, 10 pessoas morreram pelo Nipah no país, de um total de 14 infectados. O número é o maior em sete anos, segundo o IEDCR. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade pelo vírus varia entre 40% e 75%.

Qual é o período de incubação do vírus Nipah? A doença se manifesta de diversas formas, desde uma infecção assintomática até infecção respiratória aguda e encefalite fatal. O período de incubação do vírus é de 4 a 14 dias, embora já há registros de até 45 dias para a manifestação dos sintomas.

Existe vacina para o vírus Nipah? Atualmente, não há tratamento ou vacina disponíveis. A OMS recomenda apenas o "tratamento de suporte", ou seja, cuidados para garantir o bem-estar do paciente e tratar complicações respiratórias ou neurológicas graves. Segundo a imprensa indiana, após a morte do adolescente, os moradores da região foram aconselhados a usar máscara em locais públicos. A ministra da Saúde de Kerala, Veena George, disse que o menino era da cidade de Pandikkad e que todos que entraram em contato com ele foram isolados e testados. Em janeiro deste ano, um homem morreu por contaminação de vírus Nipah após beber um suco de tâmaras que não havia passado por preparo especializado em Bangladesh, no sul da Ásia.

O tratamento para o vírus Nipah? Quando foi descoberto, o Nipah afetava agricultores e animais na Malásia. Mais de 160 morreram pelo vírus em Bangladesh; surtos foram registrados também em Singapura e na Índia. Não existem tratamentos ou vacinas para o vírus.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES